VOCÊ UM MINISTRO DA RECONCILIAÇÃO!!!

VOCÊ UM MINISTRO DA RECONCILIAÇÃO!!!
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o audio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Nacional do Karatê
  • Dia do Árbitro Esportivo
  • Dia do Jornalista Paulista

Kickboxing, como outros outros esportes exige a participação de um árbitro, de um juiz. É ele quem  aponta as quebras das regras na disputa esportiva. Também muitos relacionamentos contam com árbitros  como são os advogados, líderes religiosos e outras pessoas que serve também de mediadoras.

Quando duas pessoas se dão bem, se entendem, não precisam de advogados, de mediadores. Agora quando surgem conflitos, diferenças, o relacionamento entre elas entra em crise. Muitos pais são chamados  para arbitrar briga dos filhos, outras vezes são advogados. Normalmente cada um dos envolvidos no conflitos não buscam árbitros ou mesmo juízes apenas, querem aliados, alguém que defenda a sua vitória sobre o outro.

Então você  precisa de atenção quando alguém lhe contar a respeito de alguma ofensa ou conflito. Você acaba de ocupar o lugar de mediador ou de árbitro. E nessa condição você assume uma posição estratégica e importante no conflito. Sabemos do seu desejo de ajudar e até defender as pessoas que amama. No entanto aqui está a oportunidade não apenas de fazer alguma justiça, mas de trabalhar a reconciliação entre as duas partes.

A medida que você ouve cada um,  percebe queconsideram-se justos em suas reivindicações. E ai? Qual critério um mediador ou um “advogado” utiliza para  restaurar o relacionamento quebrado por alguma ofensa?

Qual critério é devidamente justo para com cada um dos envolvidos no conflito? Somente o Criador pode, deve e precisa servir de orientação em situações assim. Somente o Criador estabeleceu uma justa justiça para conciliar pessoas injustas, sejam culpadas, criminosas ou inocentes, vítimas. E o lugar básico que Deus, em Cristo, estabeleceu para cada um de nós é a reconciliação. Exatamente eu e você, apesar das falhas, dos erros que cometemos somos chamados a promover a reconciliação e não apenas indicar quem está errado ou quem está certo.

Cristo é indicado mediador da reconciliação entre o pecador e o próprio Deus Criador.[1] Por essa razão assumiu a forma humana para ser justo[2]. Os discípulos de Cristo Jesus são chamados, pelo Espirito de Deus, a atuarem como servos, ministros da reconciliação entre pecadores e o próprio Deus.[3] Então também atuam como árbitro nos conflitos humanos. Você aceita essa tarefa divina?


[1] Hebreus 2:17 “Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus e fazer propiciação pelos pecados do povo.”

[2] Filipenses 2:6-11 “Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,   Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.”

[3] 2 Coríntios 5:18 Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?