PERDOAR É BOM, RECONCILIAR É MELHOR!

PERDOAR É BOM, RECONCILIAR É MELHOR!
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o audio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia do Profissional de Educação Física
  • Dia do Caixeiro Viajante 
  • Educador Físico

Alguém chega a você para reclamar de outra pessoa. Ela espera sua opinião e seu conselho para  vencer a raiva, a frustração a tristeza. E se fizer as contas, agora, diga-me quantas vezes você aconselhou que ela perdoasse? O perdão parece a receita mais comum para quem sofreu alguma ofensa. Será que estou errado?

Considere comigo uma outra possibilidade de tratar com essa , chamada RECONCILIAÇÃO. Sem dúvida reconciliar pessoas  exige que você se envolva naquele relacionamento rompido. O que menos se deseja hoje é envolver-se em conflitos entre pessoas que conhecemos. O mais comum é nos afastar dos dois ou assumir um lado e abandonar o outro. No entanto quando você já percebeu, a espiritualidade cristã está firmada na reconciliação.[1] O perdão é um elemento necessário e bom para qualquer conflito, mas a reconciliação é melhor.

O perdão atende apenas um lado do conflito, o lado que foi ofendido, ferido. A reconciliação trata tanto do ofendido como do ofensor.  O cristão logo percebe que tem uma missão de promover a reconciliação não apenas entre o ofendido e ofensor, mas entre Deus Pai e o pecador. Por isso a reconciliação precisa do DNA divino.[2]

O perdão abre a porta para a reconciliação do ofendido com o ofensor. A reconciliação só se efetiva se há confissão e arrependimento por parte de quem ofendeu. Tenho ouvido as pessoas se referirem mais ao perdão do que ao arrependimento e confissão. Assim quem foi ferido é incentivado a engolir a ofensa, cuidar do próprio ferimento sem qualquer outra ajuda a não ser de si  e de Deus. Essa tarefa é impossível sem o poder de Deus  fluindo através da pessoa de Crito Jesus para o seus discipulo.

A reconciliação é um processo em que não é o tempo que resolve, mas atitudes, providencias conscientes de cada um dos envolvidos e de um mediador. Você precisa conhecer essa questão mais a fundo para lidar com seus próprios relacionamentos e tornar-se alguém que promove a paz, com a reconciliação. Você quer?

  • Esta mensagem responde á pergunta: Qual é a receita cristã mais comum dada a quem saiu ferido de algum relacionamento?
  • Aplicação para a sua vida: Promover a “reconciliação” é muitos mais do que apenas receitar o “perdão”. O cristão é intitulado no evengelho de ministro(servo) da reconciliação.

[1] 2 Coríntios 5:20 “Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo suplicamos: Reconciliem-se com Deus.” A promoção da reconciliação implica ne apresentação do Evangelho de Cristo Jesus que propõe a reconciliação primeiramente com Deus Pai.

[2] 2 Coríntios 5:17-19 “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! Tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?