QUEM MORA COM VOCÊ?

QUEM MORA COM VOCÊ?
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o audio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante
  • Dia da Habitação

Tenha uma resposta para a seguinte pergunta: Quantas e quais sãos as pessoas que moram com você? Escreva em algum papel o nome e a idade de cada uma. Ah! acrescente também o sexo. Como são diferentes, não é? Viver na companhia delas é um exercício constante para você e claro, para cada uma delas.

O Seu “lar” não consiste apenas no lugar, seja próprio ou alugado, mas também nas pessoas que moram com você. Seu lar, sua casa, seu local de habitação é, normalmente, onde você pode descansar, tirar as máscaras ou boas maneiras e ser um pouco mais como você realmente é?

Como é difícil viver quando não se tem um lugar assim, que se pode descansar dos outros e quem sabe  até de si? Há momentos em que você quer ficar só, morar só. Há outros onde sente falta  de alguém. Uma revelação na espiritualidade cristã diz assim: Deus faz que o solitário viva em família; liberta aqueles que estão presos em grilhões; mas os rebeldes habitam em terra seca.[1]


Mesmo para quem mora só o conselho divino  é: É melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.  Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará?  E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.[2]

Nós sabemos que certas personalidades preferem viver um tanto distante dos outros. Cultivam com facilidade certa solitude. Isso no entanto não significa que não precisam ou não gostam de outros seres humanos. No entanto são mais reservados. Seja quem for, Cristo Jesus revela como Deus vem habitar em cada um, tenha a personalidade que tiver.

No entanto quem não quer esse convívio com o próprio Deus, através do Espirito de Cristo Jesus quer acreditar que basta a si, não cre e não quer interferência divina. Quer confiar e orientar a própria existência segundo seus próprios critérios, enfim confia somente em si. A Esses é dito assim: Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor! Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.[3] Chame Cristo Jesus para morar com você. Ele quer. Evocê?

  • Essa mensagem responde a pergunta: O que muda na sua vida quando considera a oportunidade de Deus Pai conviver com você na sua casa, na sua vida?
  • Aplicação para sua vida: Imagine o Criador no seu lugar de descanso, de intimidade, na sua casa. Quantas mudanças no seu coração no dia a dia!

[1] Salmos 68:6 O livro de Salmos é composto de cento e cinquenta cânticos, orações e   poemas compostos por Davi, Moisés e muitos outros profetas  e  sacerdotes a mais de 200 anos a.C

[2] Eclesiastes 4:9-12 Na sua busca por felicidade e pelo sentido da vida, este escritor, conhecido como “filósofo” ou “pregador”, faz perguntas que continuam presentes na sociedade contemporânea.

[3] Jeremias 17:5,6 Profeta no Antigo Testamento por mais de 40 anos (626 a.C.) testemunhou longamente contra a idolatria do povo de Israel corrompendo-se profundamente anos antes da destruição de Judá pela Babilônia.


[1]  Habacuque 2:2-4 “Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo. Porque a visão é ainda para o tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não enganará; se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará. Eis que a sua alma está orgulhosa, não é reta nele; mas o justo pela sua fé viverá. Este livro apresenta um diálogo entre Deus e Habacuque sobre a justiça e o sofrimento. Data aproximada entre 700 e 300 a.C. Ele está perturbado pela impiedade de Judá, povo do sul de Israel.

[2] 2 Timóteo 3: 16-17 “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,  para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” Apóstolo Paulo registra o objetivo de Deus ter ordenado que se escrevesse o que Ele revela ao ser humano.

[3] Mateus 22:29 “Jesus respondeu: “Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!” Dificuldades teológicas dividem comunidades pela razão que Jesus expôs aos religiosos

[4] Salmo 119:105  A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho. Salmo que se inicia a cada 8 versículos com uma letra do alfabeto hebraico. Assim iniciam esse texto com a letra “nun”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?