DE VIZINHO PARA FAMILIA!

DE VIZINHO PARA FAMILIA!
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o audio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia do Maçom
  • Dia do Vizinho
  • Dia do Caçador

Os vizinhos são consultados, entrevistados quando se quer saber sobre alguém famoso na arte ou no crime.[1] Os vizinhos escutam as brigas ou o silêncio. Os vizinhos sabem quando você trocou de carro ou mesmo bateu o carro! Quem mora em apartamento tem maior dificuldade de conhecer o vizinho. Mesmo assim você sempre  tem alguma informação dos hábitos de quem vive ao lado de sua vida, de sua casa.

Ao ordenar a refeição de despedida da escravidão, Deus orientou a família pequena a convidar o vizinho para  comer junto.[2]  Para um socorro de emergência, Deus confirma como o vizinho é a ajuda mais próxima.  Por esta razão respeitar as divisas do terreno com o seu vizinho é condição fundamental para um relacionamento harmonioso.[3]  Por outro lado viver metido na casa do vizinho causa sérios conflitos. Não se pode viver a vida do vizinho, senão ele deixa de ser vizinho, não é interessante? Então há esta tensão: a proximidade do vizinho exige uma interação, mas também uma individualidade.

Com que gentileza você expressaria seu respeito e carinho por aquele mora ao lado de sua casa? O que pode acontecer se você der um presente e uma palavra de encorajamento para aquele vizinho que lhe causou dissabores? Calma! Esta atitude é graciosa, imita a Deus. Ele trata bem até os inimigos!

Agora é conhecida a diferença entre vizinho e família. Vizinho mora ao lado, mas família vive, mora, junto com você. Quantas vezes você não desejou participar como membro da família do vizinho? Consegue se lembrar? Talvez você chegou a passar bom tempo na casa vizinha, mas sabia que não podia ficar para sempre pois não era da família.[4] Deus Pai não deseja viver ao nosso lado, como vizinho, mas como membros de sua própria família, sabia? É pela fé em Cristo Jesus que o pecador é apresentado na família de Deus como membro.

Somente por Cristo você deixa de ser apenas vizinho de Deus para se tornar membro da família bendita. Essa eé a mensagem do evangelho, o recado divino que Cristo Jesus traz a você. Então quando membro da família divina você pode tratar seu vizinho como Deus  trata até os inimigos.

•             Resposta a pergunta: Qual é a diferença entre vizinho e familia?

•             Tarefa para Hoje: Pratique hoje uma boa ação para com o seu vizinho menos conhecido e ore por ele(s).


[1]João 9:8 “Então os vizinhos, e aqueles que dantes tinham visto que era cego, diziam: Não é este aquele que estava assentado e mendigava?” Este evangelho escrito entre  80-90 dC  pelo apóstolo João no estilo  é reflexivo e cheio de imagens e figuras  organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus. 

[2] Êxodo 12:4 “Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas…” O nome Êxodo significa “saída”. Este livro conta como Deus livrou os israelitas de uma vida de penúrias e escravidão no Egito. Deus fez um pacto com eles e lhes deu leis para ordenar e governar sua vida.

[3] Deuteronômio 19:14 “Não deslocarás os marcos de divisa da propriedade do teu vizinho, que os teus antecessores estabeleceram na herança que vais receber na terra cuja posse Yahweh, teu Deus, te concede.”  O nome deste livro “Deuteronômio” expressa a “recapitulação” ou “segunda lei”. Moisés pronunciou três discursos de despedida pouco antes de morrer. Neles recapitulou, com o povo, todas as leis de Deus para os israelitas.

[4] Provérbios 25:17 NTLH 17 “Não vá a toda hora à casa do vizinho, pois ele pode se cansar e acabar ficando com raiva de você.” Escrito por volta do século X e século VII a.C.  aproximadamente 700 A.C .conhecido pela sabedoria que começa com Deus é a base para muitas exortações práticas das epístolas no Novo Testamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?