O PAI É NOSSO E NÃO SÓ SEU!

O PAI É NOSSO E NÃO SÓ SEU!
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o audio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Mundial da Solidariedade Cristã
  • Dia da Enfermeira
  • Dia do Advogado
  • Dia do Direito

Já notou como a oração já começa com a expressão  “Pai nosso…”?[1] O privilégio de chamar o Criador do Universo de Pai é maravilhoso, mas agora quando Jesus diz “Pai nosso…”   lembra que nenhum de nós é filho único.

Algumas pessoas talvez não percebem que fazem de Deus um empregado divino particular. Ele deve que lhes providencie um bom emprego, um bom salário, um bom casamento … como se fosse algum gênio da lâmpada mágica.   Quem encara Deus dessa forma, coloca-se como o centro de tudo, inclusive de todos os planos de Divinos. Quando alguém pensa assim, nem sequer considera que faz parte de uma grande família redimida, e cada um de nós parte de uma nova criação. Quem  ignora até a responsabilidade do próximo como participante dessa família.

É por isso que Jesus, ao nos mandar chamar a Deus de Pai, trata logo de adicionar a palavra “nosso”, “Pai nosso…”. Se você faz essa oração nunca deve esquecer da intimidade que Ele lhe proporcionou, estendendo a cada um o direito de ser filho e também de irmão,  de irmã.[2] Porém sempre lembrar que faz parte de uma família maior, do mesmo modo que Ele é meu Pai, Ele é seu Pai também. Ele é Pai nosso!

Se o fato de ser seu Pai lhe conforta,  o fato de ser Pai também daqueles que muitas vezes você destrata, prejudica, ameaça. Isso não lhe assusta? Conhecendo a cada um de seus filhos, Deus Pai  sabe quem precisa de umas boas palmadas, já que na Bíblia Ele, registrou a posição clara a esse respeito: os filhos estão sempre sendo corrigidos como prova do quanto Ele os ama e quer o bem deles.[3]

Deus é Pai. Mas não é só meu. Não é só seu. Não percamos, portanto, a oportunidade de, curvados diante dele, dizer conscientemente: PAI NOSSO!

•             Resposta a pergunta: Qual é a consequência de orar assim: “Pai nosso…!?

•             Tarefa para Hoje: Considere o modo como trata o próximo, ao levar em conta que a pessoa também seja alguém que também tem o Criador por Pai?


[1]Mateus 6:9  “Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;” Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.

[2]1 João 3:14 “Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama a seu irmão permanece na morte.” Carta escrita pelo discípulo e apóstolo João, já velho  aos cristãos na Asia por volta do ano 90d.C. para tirar a confusão das mentes dos crentes, confortar e firmar todos no andar verdadeiro.

[3] Hebreus 12: 5 -7 “E estais esquecidos da Palavra de encorajamento que Ele vos dirige como a filhos: “Meu filho, não desprezeis a disciplina do Senhor, nem desanimeis quando por Ele sois repreendido, pois o Senhor disciplina a quem ama, e educa todo aquele a quem recebe como filho”. Esta carta exorta os novos cristãos judeus a não observarem mais rituais e cerimônias tradicionais, pois, em Cristo, eles já foram cumpridos. Pouco antes do  no ano 70 d.C. quando  Templo em Jerusalém foi destruído pelos romanos

Acesse os links e informações adicionais, no rodapé, da versão impressa dessa mensagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?