CAMINHAR PARA A MATURIDADE CRISTÃ

CAMINHAR PARA A MATURIDADE CRISTÃ
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o audio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.

Como você já percebeu existem pessoas que apesar de jovens tem uma maturidade acima da média. Administram razoavelmente bem seu trabalho, seus relacionamentos e até a própria vida. Enfrentam seus problemas com seriedade. Certamente você também já conheceu pessoas com certa idade, até avançada, que continuam agindo e vivendo como se tivesse nascido ontem. Conseguem brigar com meio mundo por qualquer motivo. Não administram a própria vida respeitando limites e exercitando suas capacidades. Preferem culpar outros ao invés de reconhecer a necessidade de aprender. Notou? A idade cronológica, o número de anos de vida de alguém. nem sempre combina com a maturidade dela.  

Então preste atenção! A vida cristã não é medida pelo tempo cronológico que alguém acumulou na participação de alguma comunidade.  A maturidade cristã também não é medida pelo grau de conhecimento das Escrituras bíblicas. O conhecimento pode encher o ego somente de orgulho, mas a vida prática é que revela o quanto alguém reconhece a graça de Deus para si e para os outros.[1] Sua prática do que conhece do Senhor Jesus desenvolve-se como o aprendizado da própria vida.[2] Então suas atitudes, as reações diante da vida, não são de bebês na fé ou mesmo adolescentes. É um fenômeno muito interessante. 

– 

A maturidade cristã é contada pelo tempo que vive em obediência amorosa e consciente a Cristo Jesus. Essa maturidade é cristã por esta razão. Há períodos na vida que você vai bem na sua comunhão com Deus pela fé de Cristo Jesus. Depois você vive períodos de acomodação, certa indiferença para com ele, embora continue fazendo muita coisa certinha. Esse tempo não conta  para sua maturidade cristã, nem é contado por Deus, apenas contado para a vida. Durante esse tempo sua compreensão e conhecimento de Deus ficou parado, na realidade não existiu. 

Alguém pode passar muito tempo participando em uma igreja, mas sua maturidade cristã continua no mesmo grau de quando começou na fé. Não amadureceu. Ainda não sabe, de certas realidades cristãs. Das que sabe ainda não aprendeu como praticá-las de modo inspirado pelo Espírito de Cristo. E por fim quando sabe o que deve fazer, como precisa praticar, mas ainda não faz, não experimenta como é bom, agradável e perfeito o conselho divino.[3] 

Agora verifique quanto de sua existência, até agora é contada para a maturidade cristã![4] 

  • Essa mensagem responde a pergunta: Como é contado a maturidade para a vida cristã?
  • Aplicação para sua vida: A experiências vividas na confiança e obediência a Deus pela fé de Cristo Jesus existem diante de Deus Pai. Com você avalia sua maturidade cristã por esse critério?

[1] 1 Coríntios 8:1-3 “O conhecimento traz orgulho, mas o amor edifica.  Quem pensa conhecer alguma coisa, ainda não conhece como deveria.  Mas quem ama a Deus, este é conhecido por Deus.”

[2]Mateus 7:22,23 “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.”

[3] Romanos 12:1-2 Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.”

[4] Esta mensagem está baseada no livreto de W. Nee“SENHOR, ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS”   em contrado em http://www.ebooksgospel.blogspot.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?