O SALMO COM A PROFISSÃO DE FÉ

O SALMO COM A PROFISSÃO DE FÉ
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o audio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Do Guarda Rodoviário

Zelo significa cuidado, cuidar. O serviço de um zelador é cuidar dos que entram e saem de um prédio. Ele é uma pessoa que cuida, em certa medida da segurança dos residentes em um prédio ou casa.

Como você imagina como Deus, através de Cristo e do Espirito Santo cuida do crente? Deus impede que o cristão sofra decepções, tristezas, passe por tragédias de tantos tipos? Vamos, diga-me: como você entende esse  cuidado, esse zelo divino para com você, sua existencia. Se os cristãos morrem, sofrem e passam por tantas situações que qualquer pessoa não-crente passa, como entender esse zelo divino? Do que, afinal Ele cuida na sua vida?

Um dos trechos mais conhecidos da revelação divina ao Seu povo está registrado no Salmo23.Na versão católica da biblia o mesmo salmos éodenumero 22.  Essa passagem era cantada pelo povo que tinha uma aliança especial com o Deus PaiCriador. Ele compara a Deus como um pastor de ovelhas e seu povo, como esses animais que exigem cuidados dedicados.[1] Deu guia, alimenta, cuida.Essa é a certeza que guarda o coração do crente.

No entanto os perigos não desaparecem. Eles são reais. Exatamente por isso Deus é o pastor de ovelhas que vigia e cuida, protege.[2]As ovelhas enfrentam perigos sem que o medo as impeça de caminhar pois estão seguras da proteção dada pelo pastor. Você tem essa certeza no seu intimo quando enfrenta perigos mesmo andando em confiança com Deus Pai? Você conta com amor mas também com correção. Andar com Deus é aprender e ser corrigido por Ele.

E os inimigos da ovelha desse pastor? Como esses inimigos são tratados? O texto diz que o próprio Deus prepara como que um banquete com os inimigos presentes. Eles, os nimigos assistem quando o crente é servido com vinho e ungido com óleo perfumado. Assim Deus mostra aos inimigos das suas ovelhas como Ele as ama. O medo da morte e o pecado são os inimigos do crente.

O resultado desse cuidado não fala em “correr atrás do prejuízo” mas do crente ser seguido pela misericórdia  e bondade divina por toda eternidade. Trata-se de uma convivência amorosa de quem vive em um lar, em uma família[3] Voce tem a certeza do pastoreio divino sobre sua existencia?

•             Essa mensagem responde à pergunta: O que o Salmo 23 (22) revela do seu relacionamento com Deus Pai?

•             Aplicação para sua vida: Mais do que uma oração essa é uma profissão de fé de toda família de Deus reunida pela fé de Cristo Jesus.


[1] Salmos 23:1-3 “O Senhor e meu pastor. Então não terei falta de nada. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.” O livro de Salmos é composto de cento e cinquenta cânticos, orações e   poemas compostos por Davi, Moisés e muitos outros profetas  e sacerdotes a mais de 200 anos a.C

[2] Salmos 23:4 “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.” ibidem

[3] Salmos 23:6 “Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.” Ibidem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?