MADALENA,OH! MADALENA!

MADALENA,OH! MADALENA!
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais. Para baixar o audio clic com o botão esquerdo mouse sobre esses três pontinhos ao lado do autofalante.
  • Dia Do Cantor Lírico
  • Dia do Trabalho Doméstico
  • Santa Madalena

Xavéco é uma expressão popular que classifica aquela conversinha de quem deseja conquistar alguém. Claro que tem outros significados, bem diferentes disso. Nesse tempo em que  alguns procuram perverter a fé cristã já foi dito que que havia um “xaveco” entre Jesus e Maria  Madalena.[1] Foi Santo Tomás de Aquino que identificou  Maria Madalena  mencionada nos evangelhos. Madalena deriva de Magdala, lugar onde nasceu, aldeia de pescadores situada às margens ocidentais do Lago de Tiberíades ou o Mar da Galileia..

Nas poucas informações que cercam essa figura feminina, citada nos Evangelhos firmamse na tradição que diz que Maria Madalena era uma prostituta, porque, no capítulo 7 do Evangelho de Lucas, narra-se a história da conversão de uma anônima “pecadora ou proaituta da cidade, que ungia com perfume os pés de Jesus, convidado de um fariseu; após tê-los banhado com suas lágrimas, os enxugava com seus cabelos.

MariaMadalena não só esteve junto a cruz de Jesus como  foi a primeira a comunicar a ressurreição de Cristo Jesus aos discípulos anunciada pelos anjos. Eles lhes disseram: “Vós buscais a Jesus, o Nazareno, que morreu na cruz. Pois Ele foi ressuscitado! Não está mais aqui. Vede o lugar onde o haviam depositado. Agora ide, dizei aos discípulos dele e a Pedro que Ele está seguindo adiante de vós para a Galiléia. Lá vós o vereis, assim como Ele vos predisse”.[2]MadalenaAinda permaneceu ali diante do sepulcro, mesmo depois do recado dos anjos em lágrimas quando Jesus ressuscitado lhe apareceu. Ele lhe passou um recado bem especial[3] ao dizer: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.

Maria Madalena foi a primeira das mulheres que seguiram Jesus e a quem  ele primeiro apareceu ressuscitado. Quando  você vê conhece orientações, no evangelho que diferencia homem da mulher é para proteger a mulher de real opressão. Conheça o Evangelho de Jesus pelas Escrituras e não tradição religiosa. Entendeu?

  • Essa mensagem responde à pergunta:  O que aprendemos de Deus através de Cristo a respeito do relacionamento divino com a mulher nos dias de Jesus?
  • Aplicação para sua vida: Aprenda a orientar suas conclusõessobre cada assunto á luz do Evangelho de Criso Jesus e não da tradição religiosa cristianizada.

[1] Lucas 8:1-3 “E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele, E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios;  E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens.” Escrito por Lucas, um médico por volta de  59—75 dC mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade. Veja uma das referências no filme O Código Da Vinci 19 de maio de 2006 No cinema / 2h 32min / Suspense

Direção: Ron Howard Roteiro Akiva Goldsman, Dan Brown Elenco: Tom Hanks, Audrey Tautou, Jean Reno Título original The Da Vinci Code

[2] Marcos 16:6-7 Os (Pais da igreja) fundadores da Igreja declaram que o Evangelho de Marcos foi escrito depois da morte de Pedro, que aconteceu durante as perseguições do Imperador Nero. A maior parte das evidências sustenta uma data entre 65 e 70 dC.

[3] João 20:17 “Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.” Este evangelho escrito entre  80-90 dC  pelo apóstolo João no estilo  é reflexivo e cheio de imagens e figuras  organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?