DESERTIFICAÇÃO DA SUA HUMANIDADE

DESERTIFICAÇÃO DA SUA HUMANIDADE
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
  • Dia Da Proteção Às Florestas
  • Dia Mundial Contra A Seca E A Desertificação

Rasgar o solo sem os devidos cuidados é a prática de muitos interesses economicos. Seja a procura de metais preciosos, seja para extração de madeira ou mesmo para plantar pasto, sem os devidos cuidados caminha-se para desertificação. Claro que existem desertos que não foram criados pelos seres humanos. No entanto o ser humano  tem participado na substituição de florestas por desertos. Será que onde o ser humano pisa não nasce mais nada? Tudo precisa se transformar em cimento, asfalto?

Alguns de nós não se dá bem com as florestas, mosquitos e animais peçonhentos. Isso é compreensível. No entanto a nossa  alimentação, o clima e o equilíbrio ecológico contribuem para a saúde da vida. Com cuidados e aplicação dos conhecimentos  disponíveis é possível manejar o solo e o que está acima dele para evitar transforma-lo em um deserto.

O deserto é uma pisagem completamente oposta as florestas. Para seres humanos o deserto é o oposto do shopping. No deserto você encontra consigo. Não á pessoas ou mesmo muita vida. No deserto você pode morrer de fome e sede. Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo.[1] A busca pelo poder isola o ser humano uns dos outros. O coração ingrato assemelha-se ao deserto que sorve com avidez a água do céu e não produz coisa alguma[2].

Há momentos em que você se percebe só. No meio da multidão também é possível sentir-se só. Quando essa solidão se aprofunda, com diz Fernando Pessoa: “Tudo quanto penso, Tudo quanto sou, É um deserto imenso, Onde nem eu estou”[3] O principio ativo da desertificação humana é o resultado de confiar, contar somente no que o ser humano é capaz de realizar desprezando a comunhão com o Criador. Isso é como morar nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.[4]

Agora o cultivo da confiança, na justiça e amor divinos conta com a benção celestial. “Quem confia no Senhor é semelhante a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro… quando vem o calor, suas folhas ficam verde e nem deixa de dar fruto.”  Qual o cenário de sua vida?

•          Essa mensagem responde a pergunta: O que o processo de desertificação do solo tem a ver com você, com sua vida e espiritualidade?

•          Aplicação para sua vida: A espiritualidade cristã é o antidoto para a desertificação do corpo, da alma e do espirito humano. Conheça o Evangelho de Cristo Jesus.


[1] Antoine de Saint-Exupéry (Lyon, 29 de junho de 1900 — litoral sul da França, 31 de julho de 1944), nascido Antoine-Marie-Roger de Saint-Exupéry,[1][2] foi um escritor, ilustrador e piloto francês.

[2] Muslah-Al-Din Saadi Musharrif Od-Dîn Sa’di, ou ainda Saadi ou Sadi (سعدی em Persa), pseudônimo de Mushrif-ud-Din Abdullah (cerca de 1184/1213? – 1283/1291?), poeta persa, nascido em Shiraz, Pérsia (atual Irã).

[3] Fernando Pessoa (Lisboa, 13 de junho de 1888 — Lisboa, 30 de novembro de 1935) foi um poeta, filósofo, dramaturgo, ensaísta, tradutor, publicitário, astrólogo, inventor, empresário, correspondente comercial, crítico literário e comentarista político português

[4] Jeremias 17:5-8 Profeta no Antigo Testamento por mais de 40 anos (626 a.C.) testemunhou longamente contra a idolatria do povo de Israel corrompendo-se profundamente anos antes da destruição de Judá pela Babilônia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?