FESTA, FOGUEIRA E PECADO

FESTA, FOGUEIRA E PECADO
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
  • Dia Nacional do Pescador Amador[1]
  • Dia de São Pedro e São Paulo
  • Fogueira de Xangô
  • Dia da Telefonista

[1] Dia do Dublador /Dia do Papa

Ignorar a origem das festas folclóricas, populares não livra você dos resquícios de rituais de culto aos deuses. Sabia?

No hemisfério norte o verão começa em junho. Data propícia  para festas das colheitas e fertilidade. Entre o s celtas o festival da fertilidade, simbolizando a união entre as energias masculina e feminina, a fertilidade da terra e os fogos do deus celta Belenos, e toda sua energia e luz.   Durante o festival, eram acesas fogueiras nos topos dos montes e lugares considerados sagrados, sendo um ritual importante nas terras celtas. E como tradição, as pessoas queimavam oferendas como, por exemplo, totens para que o poder do fogo fosse passado ao rebanho e, pulavam as fogueiras para que se enchessem das mesmas energias poderosas.[1]

As primeiras referências às festas de São João no Brasil datam de 1603 chamadas de Festas joaninas. Mais tarde foram incluídos os festejos a Santo Antônio e de São Pedro e o apóstolo São Paulo. Então os cristãos católicos participavam desses festejos. Com a reforma os protestantes já chegam a festejar a São Jesus, já que rejeitam a mediação dos santos.

Agora temos no calendário a fogueira de Xangô. A Fogueira de Xangô é realizada entre os dias 25 e 29 de junho e faz parte da festa em celebração ao orixá Xangô, de origem Yorubá, um deus do fogo, muito conhecido e respeitado por grande poder e por seu caráter vingativo e violento.[2]

Percebeu? As fogueiras podem ser as mesmas, mas são os participantes que dão a ela o significado como expressão de sua espiritualidade. Alguém pergunta: É pecado participar de alguma festa com fogueira no mês de junho? A questão só pode ser respondida por quem participa , seja pagão, cristão, protestante ou umbandista.    O pecado  está nos objetivos e motivações das pessoas que delas participam.

Por isso o Espirito Santo de Deus revela: Quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus Pai…”[3] em Cristo Jesus. A espiritualidade cristã desafia a pessoa que participa de alguma festa expressando a própria fé com o caráter de Deus revelado por Cristo Jesus.[4] Você… faz assim?

  • Essa mensagem responde a pergunta: Como as festas populares são avaliadas n a espiritualidade cristã?
  • Aplicação para sua vida: Sua avaliação precisa não incluir meramente a festa mas suas próprias motivações ao participar delas diante de Deus Pai pela fé de Cristo Jesus. Essa é a base cristã!

[1] https://pt.wikipedia.org/wiki/Beltane

[2] https://zoomafrica.wordpress.com/colunas/fogueira-de-xango/

[3] 1 Coríntios 10:31  Entre 55 a 57/ o Apóstolo Paulo  dC  responde a 10 questões enviadas pelos cristãos na cidade de Corinto: espírito sectário, incesto, processos, fornicação, casamento e divórcio, ingestão de alimentos oferecidos a ídolos, uso do véu, a Ceia do Senhor, dons espirituais e a ressurreição do corpo.

[4] Colossenses 3:17 ARA “E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.” . Nesta carta o apóstolo Paulo diz aos cristãos de Colossos que abandonem suas superstições e que Cristo seja o centro de sua vida. Paulo escreve esta carta durante o seu segundo e último encarceramento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?