RENOVAÇÃO ESPIRITUAL E ORGULHO
- Dia Internacional do Orgulho Gay
- Dia da Renovação Espiritual
Hoje descubra seu principal motivo de orgulho! É oportuno definir o que significa “orgulho”. O orgulho não significa apenas um sentimento de satisfação por uma realização ou capacidade. O orgulho é também um modo de pensar e consequentemente de agir. Um excesso de autoadmiração que resulta em arrogância, soberba, altivez. Essa atitude acaba por se refletir no modo com o orgulhoso se relaciona com o próximo.
Note do que você tem orgulho de si. Será seu cabelo? Da sua altura, das suas conquistas profissionais, das suas raízes étnicas? Sim há diversas outras fontes de satisfação, de prazer em si. Se verificar ao que mais cuida, o que mais gosta de mostrar para os outros, encontrará a ponta do seu “iceberg de orgulho”. Esse seu conceito de ser melhor que o próximo é que lhe dá a impressão de superioridade.
A espiritualidade cristã encara com realidade a raiz maligna do orgulho, seja ele de que natureza for. O cristão que lembra com clareza de que nada tem que não tenha recebido impedirá o crescimento do orgulho com rapidez[1]. Sua vida oportunidades, constituição física são como que presentes recebidos. E os recebeu graciosamente, sem nada ter feito para merecê-lo. Mesmo sua capacidade intelectual ou técnica lhe foi dada pelo Criador.
Em que consiste a humildade? O Espirito de Deus revela através do apóstolo Paulo: Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.[2] A humildade é identificar e reconhecer suas habilidades sem usar suas habilidades de qualquer natureza para considerar-se melhor do que os outros. Na humildade cristã não há espaço para abaixo-autoestima. Ma s cada um considera o outro e as habilidades do outro tão necessárias e importantes do que as que possui.
A renovação espiritual cristã confronta o orgulho, até mesmo de ser cristão. Ou você considera o orgulho no cristão como virtude divina? Foi o orgulho que derrubou Satanás das hostes celestiais.[3]
- Essa mensagem responde a pergunta: Você conhece a real natureza do orgulho?
- Aplicação para sua vida: Não se engane quando a natureza do orgulho e da humildade no seu modo de viver consigo e com o próximo.
[1] 1 Coríntios 4:6,7Assim, ninguém se orgulhe a favor de um homem em detrimento de outro.
Pois, quem torna você diferente de qualquer outra pessoa? O que você tem que não tenha recebido? E se o recebeu, por que se orgulha, como se assim não fosse?
[2] Romanos 12:3
[3] Isaías 14.12-19 “Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo. Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão e dirão: É este o homem que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os reinos? Que punha o mundo como o deserto, e assolava as suas cidades? Que não abria a casa de seus cativos? Todos os reis das nações, todos eles, jazem com honra, cada um na sua morada. Porém tu és lançado da tua sepultura, como um renovo abominável, como as vestes dos que foram mortos atravessados à espada, como os que descem ao covil de pedras, como um cadáver pisado.”