O VALOR DA INSISTENCIA

O VALOR DA INSISTENCIA
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
  • Dia do Revendedor

Admiro alguns profissionais da revenda comercial.  Quando recebem um “não”  instem com sensibilidade e acabam convencendo o comprador! E você desanima fácil? Ao primeiro “não” você vira as costas e vai embora? Você tem a mesma atitude quando ora? Quantas vezes você fez o mesmo pedido a Deus? Continua com sensibilidade espiritual, cristã u parou?

A narrativa bíblica mostra momentos que Deus parecia  endurecer e não facilitar a vida dos filhos de Israel. Eles pecaram pela milésima vez. Abandonaram o Senhor e adotaram outros deuses. Depois mais uma vez se arrependem e confessam seu pecado: “Contra ti havemos pecado, porque deixamos o nosso Deus e servimos aos baalins”[1] . Mas Deus não quer perdoar e lhes diz francamente: “Não vos livrarei mais”. Todavia o povo insiste, tira os deuses alheios do seu meio, torna a confessar o mesmo pecado e súplica: “Livra-nos ainda desta vez.” E Deus não consegue “reter a sua compaixão por causa da aliança que tem com Israel”  e os perdoa mais uma vez.

Vale a pena insistir com Deus. Em poucos casos, Ele fecha definitivamente a porta, como aconteceu a Moisés, ao qual ordenou: “Basta! Não fales mais nisto”[2] . O mesmo aconteceu com Paulo no que diz respeito ao espinho da carne: “em três ocasiões diferentes implorei a Deus que me fizesse ficar bom de novo e cada vez Ele disse: não” .[3]

Jesus em duas parábolas ensinou a insistir na oração. Na primeira, alguém bate a porta de uma pessoa a meia noite para pedir-lhe três pães. Por causa da insistência deste vizinho, acaba levantando-se para dar-lhe os tais pães . No segundo exemplo,  uma viúva importuna de tal modo um juiz  que ele  prefere resolver o problema dela só para ter sossego. Então Jesus  conclui: “Acaso Deus não concederá justiça aos seus escolhidos, que clamam a Ele dia e noite?”

Não desanime de insistir com Deus. Clame! Tente uma vez, duas vezes, dez vezes! Confesse muitas vezes sua verdadeira culpa. É bem possível que, lá pelas tantas, Deus não consiga mais reter sua compaixão![4]  Você tem essa certeza ou já desistiu?

  • Essa mensagem responde a pergunta: Como você reage a um “não”?
  • Aplicação para sua vida: Deus Pai nos orienta a insistir nos pedidos a Ele quando temos uma aliança divina pela fé de Cristo Jesus. Já aprendeu essa importante lição de oração?

[1] Juízes 10:12-13 “…quando os sidônios, os amalequitas e os maonitas vos escravizaram, e vós clamastes por mim, não vos salvei prontamente das mãos destes inimigos? Apesar de tudo vós me abandonastes para cultuares a outros deuses. Por isso não os livrarei mais”!

[2]  Deuteronômio 3:26 “Porém o SENHOR indignou-se muito contra mim, por causa de vós, e não me ouviu; antes, o SENHOR me disse: Basta; não me fales mais neste negócio.”

[3] 2Coríntios 12:8-10 NAA “Três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então ele me disse: “A minha graça é o que basta para você, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza.”

[4] Esta mensagem foi extraída do livro “Em Letras Grandes”, de autoria do Pastor Elbén Lenz César, diretor presidente da editora Ultimato. Acesse www.ultimato.com.br e conheça a editora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?