UM DUQUE DE CAXIAS

UM DUQUE DE CAXIAS
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
  • Dia de Caxias
  • Dia Nacional da Imprensa
  • Dia Internacional das Crianças
  • Primeira transmissão de TV no Brasil01 ·

Já lhe disseram que você é muito “Caxias”? Quando lhe chamam de “caxia” estão criticando sua ética, sua pontualidade, seu jeito de fazer o melhor em suas tarefas. É oportuno você saber que  “Caxias”  refere-se ás qualidades do Duque de Caxias. Um dos pouquíssimos Duques brasileiros.

 Na mais difícil das guerras em que participou e sagrou-se vencedor em Lomas Valentinas[1]em 1868a, Duque de Caxias  bradou aos seus soldados: “-O Deus dos Exércitos está conosco. Eia! Marchemos ao combate, que a vitória é certa, porque o General e amigo que vos guia, ainda até hoje não foi vencido!”.  Seu nome era: Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias. Alguém já disse que  “Caxiismo não é conjunto de virtudes apenas militares, mas de virtudes cívicas, comuns a militares e civis. Os “Caxias”  estão por ai  tanto a paisanos como fardados. 

Luís Alves de Lima e Silva, o senhor duque de Caxias, notamos mais uma vez que a ética de uma pessoa que influencia sua geração positivamente pode ser ridicularizada pela geração seguinte.

Esta é a tendência do coração humano. Assim quando pela primeira chamaram os discípulos de Jesus de “cristãos” [2]estavam ridicularizando aqueles que seguiam a Jesus nas atitudes diante de Deus e dos homens. Ridicularizados, perseguidos acabaram por transformar o mundo.

Como o Duque de Caxias  você pode dizer em meio ás suas lutas pessoais, familiares, profissionais “O Deus dos Exércitos está conosco.” Como pode ter esta certeza ? Do mesmo modo que os primeiros cristãos. Contagiado pelo amor de Deus, através de Cristo Jesus,  o cristão vive com a dignidade e ousadia que recebe de Deus Pai. A vitória que inspira o cristão não é propriamente sua mas a de Cristo Jesus, na história humana, por toda eternidade.

Duque de Caxias é uma referência patriótica, mas Cristo Jesus é o alicerce divino de referência  para os que lutam e vivem em ética e amor no Reino de Deus. Santos são os “Caxias” de Cristo Jesus.

  • Esta mensagem responde á pergunta: De onde vem o termo “Caxias” como referência pejorativa de quem quer fazer bem suas tarefas?
  • Aplicação para a sua vida: Verifique se há no seu coração a expressão de confiança mencionada por Duque de Caxias quando enfrenta grandes batalhas na sua vida.

[1] As Fortificações de Lomas Valentinas localizavam-se na margem direita do arroio Piquissiri, afluente do rio Paraguai, em território do Paraguai. No contexto da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870), o corte das comunicações com a Fortaleza de Humaitá levou ao seu subsequente abandono pelas forças paraguaias, que se retiraram, abandonando-a (Julho de 1868).

[2] Atos 11:26 Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos. Livro da bíblia que conta os primeiros tempos da Igreja Cristã.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?