IDENTIFIQUE SUA BANDEIRA!

IDENTIFIQUE SUA BANDEIRA!
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
  • Dia da Decoração 
  • Dia das Bandeiras
  • Dia do Geólogo

As bandeiras são  símbolos. E o que é um símbolo? Símbolo é um sinal palpável, sonoro ou mesmo olfativo, gustativo que serve de representação de algo abstrato. A religião, um país, um time, uma empresa ou ideologia por exemplo são realidades abstratas. Rituais, idioma, jogadores, prédios ou manifestantes são visíveis, mas há um elemento invisível como a que une as pessoas. Por isso são os símbolos que as representam na realidade concreta. As bandeiras são símbolos de países, empresas e ideologias políticas.

A palavra “bandeira” surge, pela primeira vez na bíblia em um contexto de guerra. Moisés, o líder, enfrentava descontentamento interno e inimigos externos do povo. Então convocou seu povo á luta e colocou-se no alto do monte para orar pelos seus soldados. Foi Ele quem disse: “… O Senhor é minha bandeira”.[1]

Quando enfrentamos lutas íntimas ou  com pessoas, utilizamos dos mais variados recursos. Alguns lícitos, outros ilícitos. Acabamos sendo conhecidos por essas reações que funcionam como “nossa bandeira”. Outros até já sabem que de que lado da luta estamos quando nos observam agindo.

Os discípulos de Cristo Jesus, também, muitas vezes utilizam outras bandeiras que não são a do seu Senhor. Quando entram em conflitos ou mesmo em tempo de paz tomam atitudes que não refletem devidamente o seu relacionamento com Cristo Jesus ressurreto. Se, no entanto, entendemos que a nossa luta não é meramente contra pessoas de sangue e carne, mas poderes espirituais da maldade, utilizamos a armadura divina[2]. Você a conhece? Então Cristo Jesus, como sua bandeira tremulará na batalha. Isso reverterá em glória a Deus e justiça para a dignidade humana. Essa é sua bandeira?

  • Esta mensagem responde á pergunta: Qual o significado da “bandeira”?
  • Aplicação para a sua vida: Preste atenção á qual “bandeira” tremula na sua vida! O Senhor Jesus quer ser sua bandeira. Conheça-O!

[1] Exodo 17: 15 Moisés construiu um altar e chamou-lhe “o SENHOR é minha bandeira”. O nome Êxodo significa “saída”. Este livro conta como Deus livrou os israelitas de uma vida de penúrias e escravidão no Egito. Deus fez um pacto com eles e lhes deu leis para ordenar e governar sua vida. Essa saída deu-se por volta de 1447 A.C. O livro de autoria de Moisés tem sofrido contestação pelos teólogos modernos.

[2] Efésios 6: 11 “Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do Diabo, 12 pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais. 13 Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. 14 Assim, mantenham-se firmes, cingindo-se com o cinto da verdade, vestindo a couraça da justiça 15 e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. 16 Além disso, usem o escudo da fé, com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. 17 Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. 18 Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.” Carta do apóstolo Paulo escrita aos cristãos na cidade de Éfeso por volta de 62-63 d.C.  enfatiza é o propósito eterno de Deus: Jesus Cristo é a cabeça da Igreja, que é formada a partir de muitas nações e raças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?