QUEM É O SEU PRÓXIMO?
- Dia Internacional da Enfermagem
- Dia Mundial do Enfermeiro
Pare e faça as contas de quantas pessoas você conhece e que trabalham na enfermagem? Seja em clinicas, hospitais ou como cuidadores de crianças, acamados e idosos? Não lhe faço uma simples pergunta. É para você parar e lembrar. Em algum momento de sua vida você precisou ou ainda poderá precisar de um deles. Preste atenção a esses profissionais da saúde, na enfermagem. São eles que com sua humanidade nos tocam em nossa fragilidade humana.
Nesse tempo onde toda e qualquer dor é escondida, tratada a distância são equipes e os auxiliares de enfermagem que dispensam o cuidado diretamente com o paciente ministrando a medicação, trocando de roupa, dando banho, atendendo nos diversos cuidados. São eles que conhecem a você e a mim quando estamos nus dos títulos acadêmicos, nus de todo o poder aquisitivo, da fama, sem a maquiagem de redes sociais, longe de dota aparência linda e poderosa.
Quando perguntaram a Jesus quem é o meu próximo? Ele contou como um homem foi atendido com os primeiros socorros e suas despesas hospitalares foram pagas pelo socorrista de uma etnia desprezada. Então Jesus apontou o próximo como aquele que usa de misericórdia com você. Amar alguém que conhece você na sua fragilidade, na sua nudes social, moral e até religiosa mas lhe socorreu. Esse é o próximo que você precisa amar.[1]
Sem dúvida os que atuam na enfermagem precisam ser alvo de respeito, mesmo quando você está saudável e não precisa deles e quando encara sua própria humilhação de ser atendido por eles. Há outras pessoas á sua volta que você não valoriza o suficiente por alguma razão. Quando você recebe algum atendimento deles facilmente pode achar que não fazem mais do que a obrigação.[2] Preste atenção aos que lhe servem, apesar do seu desprezo, escondido no fundo da sua mente. Esse é o seu próximo![3] Verá essas pessoas como seu próximo ou não?
- Esta mensagem responde á pergunta: Além do pessoal da enfermagem quem mais é o seu próximo para você amar?
- Tarefa para hoje: Leia a passagem de Lucas 10:25-37 e descubra um dos critérios para identificar seu próximo. Note como seu próximo primeiro é Cristo Jesus e o próprio Deus.
[1] Lucas 10:25-37 (leia toda a passagem) “E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.” Escrito por Lucas, um médico por volta de 59—75 d.C. mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade.
[2] 1 Pedro 3:18 “Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;” Esta carta foi escrita para confortar os cristãos da igreja na Asia Menor que sofriam perseguição por causa de sua fé por volta de 62 e 69.
[3] Romanos 5:8 “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma por volta de 58 d.C.. descreve a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que creem em Cristo.