FAMILIA, A SOGRA E NORA

FAMILIA, A SOGRA E NORA
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
  • Dia de Combate à Mortalidade Materna
  •  Dia da Educação
  •  Dia do Educador
  • Dia da Sogra

Você tem sogra? Já teve? Ou será que você é uma sogra? E nora?  Sim são personagens em uma família.   São muito diferentes na formação, na geração, nas tradições culturais em que viveram e foram formadas. O que elas têm em ,comum é uma pessoa. O filho de uma é o marido da outra. E assim em cada família cada pessoa tem graus de relacionamentos diferentes, mas estão agrupados . É assim que a família é formada.

Quando digo família não me refiro ao conceito, mas as pessoas que você tem á sua volta: Seu pai, mãe, irmãos, irmãs, avós, avô, tio, tia e primos.   Percebeu? Essas pessoas envolvidas em um relacionamento de natureza orgânica, biológica e por afinidade. A partir do casamento ou união estável, o seu sogro ou sogra tornam-se seu parente por afinidade, entendeu?   A estrutura psíquica, física,  afetiva de cada ser humano é profundamente marcada pela família. Sua capacidade de viver, agir e sentir como o ser humano está bem ligada ao vínculo que você tem com sua família. E as afinidades  servem de ligação entre os grupos familiares que se formam pelo casamento ou união estável.

Desde a criação narrada na bíblia as famílias são referências de onde alguém vem e da bagagem que leva para onde vai. Por essa razão a narrativa judaico-cristã vem crescentemente delimitando a esfera de ação para cada participante da família. A intimidade sexual, por exemplo, é cuidada e exclusiva para os cônjuges[1] não do mesmo sangue. Vale dizer que na antiguidade esse princípio não existia. Por isso há menções de situações assim até na bíblia.[2] Quando Deus tirou o seu povo de Israel do Egito deu uma nova prática e identidade aquele povo que delimitava o relacionamento sexual dentro da família[3]. Muitas culturas ainda hoje não se orientam por ela, mas os que fazem as pazes com Deus, pela fé de Cristo Jesus, as levam a sério.

Esses limites divinos querem proteger a dignidade de cada ser humano dentro e fora da família como Deus Pai planejou.[4] Sem dúvida o pecado provoca todo tipo de rebelião contra Deus. No entanto os que são seus se distinguem vivendo por amor a Deus segundo o que Ele determina. Isso é expressão da fé Cristã. Você conhece e vive esses limites por amor ou só por temor?

•             Esta mensagem responde á pergunta: O que você pode aprender com aquela sogra e nora mencionadas na bíblia no livro de Ester?

  • Tarefa para hoje: Alimente seus conceitos de “sogra e nora e toda rede de relacionamentos familiares” pelos relatos bíblicos.

[1] Levítico 18:3-20 Instruções a respeito da intimidade sexual dentro do relacionamento familiar. Levíticos 20:11-21 O nome do livro se deriva do nome de uma das doze tribos de Israel. O livro registra todas as leis e regulamentos a respeito de rituais e cerimônias.

[2] Abraão e Sarah (Gênesis. 20:12) , eram meio irmãos, assim como Amon e Tamar (II Samuel. (13:2, 14, 28-29)  Anrão e Joquebede (Sobrinho e tia) eram pais de Arão, Mirian e Moisés  (Êxodo. 6:20)  Ló e cada uma das duas filhas: (Gên. 19:30-38)

[3] Levíticos 18. Todo o capítulo deixa claro os limites da sexualidade dentro e fora da família. Ibidem

[4] Hebreus 13:4 ‘Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.” Esta carta exorta os novos cristãos judeus a não observarem mais rituais e cerimônias tradicionais, pois, em Cristo, eles já foram cumpridos. Pouco antes do  no ano 70 d.C. quando  Templo em Jerusalém foi destruído pelos romanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?