TALENTOS E SEMENTES

TALENTOS E SEMENTES
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.

  • Dia da ONU
  • Dia do Contabilista.
  • Dia do Trabalhador Rural
  • Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher

Meu amigo ganhou 1 grão de uma semente  e plantou-a no seu quintal. Quando ela cresceu deu  uma vagem que continham por volta de 12 outras sementes. Então ele escolheu as 5 melhores e  plantou. Já colheu umas 10 vagens que encheram uma xícara e ainda tem mais 10 vagens para colher. Impressionante, certo?

O que acontece se você plantasse uma semente e só rendesse outra semente? Existem desigualdades que precisam ser corrigidas. Existem desigualdades que precisam ser estimuladas. Você concorda com essas afirmações?  Percebe quanto esforço  para que a desigualdade no plantio redunde em uma safra recorde?

O Brasil, desde 2018 é o primeiro produtor mundial e soja.[1] Por quê? Porque um grão deu fruto. Esse é um reflexo de como Deus planejou o funcionamento na lavoura. Claro que cada espécie de semente tem seu próprio rendimento não são todas iguais.

Agora Jesus revela que “O Reino de Deus é também como um homem antes de    partir, para longa viagem chamou três empregados. A cada um deu responsabilidades de acordo com a capacidade. Além disso deu ao primeiro  cinco mil  moedas. Ao segundo empregado e entregou  duas mil e ao terceiro mil moedas.” Notou como no  Reino dos céus não são todos iguais? Lá se reconhece a capacidade diferente de cada um. Quando aquele homem voltou os empregados prestaram contas: O empregado que  recebeu cinco mil moedas relatou que duplicou o investimento. O  patrão elogiou e disse: Agora você é meu sócio!’. “O que recebera duas mil moedas também duplicar o investimento. Foi elogiado e convidado a ser sócio do patrão!’. “O empregado que recebera mil moedas declarou: ‘Patrão, sei que o senhor tem padrões elevados e detesta as coisas malfeitas, que é exigente ao extremo e não admite erros. Fiquei com medo de desapontá-lo, por isso guardei seu dinheiro num cofre bem seguro. Aqui está seu dinheiro, são e salvo, até o último centavo’. “O patrão ficou furioso. ‘Odeio essa filosofia de vida, que não aceita correr riscos. Se você  sabe que sou exigente, por que não fez o mínimo que se podia esperar? O mínimo seria  aplicar o dinheiro num banco e receber ao menos um pequeno rendimento’. “Então ordenou: ‘Pegue as mil moedas e as entregue  ao que arriscou mais. E tirem o sr. Garantia daqui.”[2]

Quanto você faz render as capacidades que Deus lhe deu? Aproveite as oportunidades divinas HOJE![3]

  • sta mensagem responde á pergunta: Como encarar as desigualdades  de talentos diante da vida?
  •  Aplicação para a sua vida: Sua confiança em fé no Senhor Jesus  leva você a utilizar devidamente os talentos, que como sementes Deus Pai recebeu. Você precisa faze-las render o máximo possível!

[1] https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_soybean_production

[2] Mateus 25:14–30  na versão da bíblia A Mensagem de Eugene Peterson.  Leia o trecho completo em sua bíblia, Novo Testamento. Os fundadores da Igreja declaram que o Evangelho de Marcos foi escrito depois da morte de Pedro, que aconteceu durante as perseguições do Imperador Nero. Evidências sustentam uma data entre 65 e 70 dC.

[3] Lucas 13:6 -9 “Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando. E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho; corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente? E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a a este ano, até que eu a escave e a esterque; E, se der fruto, ficará, e, se não, depois a mandarás cortar”  Escrito por Lucas, um médico por volta de  59—75 dC mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?