COMO DEUS JULGARÁ QUEM NUNCA OUVIU FALAR DELE?

COMO DEUS JULGARÁ QUEM NUNCA OUVIU FALAR DELE?
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
  • Dia do Índio (Decreto 5540/Brasileiro

 • Dia do Exército Brasileiro (Dec. 51.429/62).

Você já sofreu algum confronto ou desafio ao mencionar o evangelho de Cristo Jesus descrito na bíblia? Alguém pergunta: Se Deus é justo como ele pode condenar os índios, por exemplo, gente que nunca teve qualquer contato com o evangelho descrito na bíblia, como os índios, por exemplo? Uma questão desafiadora, não é mesmo? São perguntas que surgem repentinamente na conversa, como um tiro a queima-roupa e deixa surpreso o interlocutor que não havia pensado a respeito com maior profundidade. Não são poucos cristãos que não conhecendo ainda a sabedoria, o amor e justiça divinos demoram para reunir explicações  satisfatórias.

Conhecer  e reconhecer o caráter divino seja pela natureza, pela consciência moral, seja pela revelação do evangelho de Cristo Jesus permeando do Antigo ao No testamento é  contar com o material básico que o Espirito Santo de Deus utiliza para esclarecer cada coração humano que busca conhece-lO.

Como os índios, ou pagãos, como eram chamados antigamente serão reconciliados com Deus se não tiverem a oportunidade de conhecer a narrativa cristã da bíblia? Se um pagão, que desconhece a lei de Deus, consegue segui-la mais ou menos por instinto, ele confirma a verdade dela pela obediência. Comprova assim que a lei de Deus não é um elemento estranho, imposto de fora para dentro, mas algo que faz parte da própria constituição humana. Existe algo no interior do ser humano que ecoa o “sim” e o “não” de Deus, o certo e o errado. A resposta deles ao “sim” e ao “não” de Deus será de conhecimento público no dia em que Deus tomar a decisão final a respeito de cada homem e mulher. A Mensagem do evangelho proclamado por Cristo Jesus leva em consideração todas essas diferenças.[1]

Os índios tem uma noção de Deus seja através da natureza, seja através de uma consciência moral íntima.  O julgamento divino será proporcional ao entendimento que cada um tem de si. Quanto a nós que já ouvimos o critério será mesmo ordenado a todo ser humano[2], em todo lugar, em cada época que se arrependam e creiam no Evangelho, Cristo Jesus e propósito divino.[3]

  • Esta mensagem responde á pergunta: Como os índios serão salvos sem terem contato com a Bíblia?
  • Tarefa para hoje: Note, estude como a natureza e o senso moral nas mais diversas culturas testemunham da noção que o ser humano tem do que é justo e do que não é, mas lembre-se de comunicar o Evangelho como Jesus ordenou.

[1] Romanos 2:14-16 na versão “A Mensagem” de Eugene Peterson Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.

[2] Mateus 28: E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

[3] Gênesis 12:3 “E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?