A NECESSIDADE DA LEITURA INFANTO JUVENIL

A NECESSIDADE DA LEITURA INFANTO JUVENIL
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
  • Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil.

Você já leu alguma história infanto juvenil para crianças ou adolescentes? Essa experiência está caindo no esquecimento pela facilidade de acesso ao celular, tablet e tv. As solicitações da vida não facilitam que adultos e crianças se reúnam para ouvir, ler história infanto juvenis. No entanto quando isso acontece é restaurada uma intimidade de natureza humana, afetuosa que os recursos modernos eletrônicos não podem fornecer.

Quando você lê uma história para uma criança ou adolescente é necessário criar um ambiente de intimidade. Por isso na hora de dormir, você pode ler, passar a história com sua voz. Os sentimentos expressos na sua voz criam uma atmosfera que preenche a solidão de muitas crianças e adolescentes que se sentiram sozinhos durante o dia.

Há crianças que gostam de ouvir a mesma história dezenas de vezes, Elas antecipam os momentos cruciais da história. Essa previsibilidade lhes fixar a segurança do final. E sem dúvida hoje não estão acostumadas com essa experiência. Não basta criticar os meios eletrônicos, mas providenciar outras experiências de proximidade humana. Essas sim, diminuem o medo, a angústia de outro ser humano que parece sempre distante.

Ler histórias para crianças e adolescentes não está limitada aos pais, mas a cada jovem e adultos que deseja contribuir para melhor ajuste das crianças e adolescentes no relacionamento humano.[1] Essa experiência participa do devido preparo não apenas das crianças e adolescentes, mas dos jovens, adultos e idosos. Assim está devidamente registrada milhares de anos atrás.[2]  Esse era o assunto comum nos lares, na convivência familiar do povo de Deus, do Deus de Israel.[3]

Não se trata de exaltar os heróis nacionais, mas como Deus Pai, o Criador agiu entre o povo usando pessoas que tinham o coração com Ele apesar de serem imperfeitos. Sim eram pecadores perdoados, reconciliados com Deus mediante a fé em Suas promessas.

Comece a ler, comentar e conversar em família as narrativas do Evangelho de Cristo Jesus e o Novo Testamento. Essas são bases de valores não apenas morais, mas de prática no cotidiano que expressam a fé de Cristo Jesus.

  • Esta mensagem responde á pergunta: Qual o valor da leitura infanto juvenil nesse século XXI?
  • Tarefa para hoje: Reavalie a importância de ler para crianças, adultos o evangelho de Cristo Jesus, sem delegar tal privilégio e oportunidade aos celular  e  outros meios audiovisuais.

[1] https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722004000100011&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

[2] Deuteronômio 31:10-13E ordenou-lhes Moisés, dizendo: Ao fim de cada sete anos, no tempo determinado do ano da remissão, na festa dos tabernáculos, Quando todo o Israel vier a comparecer perante o Senhor teu Deus, no lugar que ele escolher, lerás esta lei diante de todo o Israel aos seus ouvidos. Ajunta o povo, os homens e as mulheres, os meninos e os estrangeiros que estão dentro das tuas portas, para que ouçam e aprendam e temam ao Senhor vosso Deus, e tenham cuidado de fazer todas as palavras desta lei; E que seus filhos, que não a souberem, ouçam e aprendam a temer ao Senhor vosso Deus, todos os dias que viverdes sobre a terra a qual ides, passando o Jordão, para a possuir. “ O nome deste livro “Deuteronômio” expressa a “recapitulação” ou “segunda lei”. Moisés pronunciou três discursos de despedida pouco antes de morrer. Neles recapitulou, com o povo, todas as leis de Deus para os israelitas.  

[3] Deuteronômio 6:7 “E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te”. 2 Timóteo 3:15 “E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.” Ultima carta escrita pelo apóstolo Paulo. Desafia jovem pastor Timóteo em como orientar as igrejas daqueles dia, .por volta de 63-64 d.C.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?