PARA FAZER AS PAZES COM O PASSADO
- Dia Univ. do Teatro
- Dia Intern. da Poesia
- Dia Mundial da Infância
- Dia Intern. para Eliminação da Discriminação Racial (ONU
Você ainda percebe como certas marcas do seu passado se refletem na sua maneira de pensar e de agir? O passado de cada pessoa inclui experiências trágicas de diversas naturezas. Uns foram os que praticaram o mal, outros foram os que sofreram o mal. Essas marcas, como cicatrizes continuam, de algum modo marcando você. São parte de você. Como retirar o veneno dessas experiências que agora estão tatuadas na sua memória, quem sabe até genética?
Você ouve e lê pessoas dizendo: Fazer as pazes com o passado é ter liberdade no presente pra cuidar do futuro com amor. Isso é verdade. Outro aconselha: Faça as pazes com seu passado antes de encarar seu presente. É a melhor forma de construir seu futuro. Acertadamente alguém afirma: “Faça as pazes com seu passado, fugir dele não adianta, assim você estará pronto para focar apenas no presente “. O grande desafio é “como”?
Fazer as pazes com o passado inclui reconciliar-se com Deus Pai. Ele estava lá quando tudo aconteceu. Ele viu. Ele não impediu. Essa é uma parte da realidade. E agora? Você só tem condições de reconciliar-se com seu passado se aceitar o fato de que Deus é real, estava lá. Por que Ele permitiu? Cristo é o único que pode mediar essa causa entre você e Deus Pai, sabia? Não é possível perdoar ou ser perdoado sem incluir o próprio Criador que tudo pode fazer, que tudo sabe. Como sarar essas feridas ou lembranças que envergonham, humilham o espírito humano?
Então, pare de tentar esquecer, superar não é apagar. Pelo contrário, é olhar para o que passou com o coração reconciliado com o Deus e Pai de Cristo Jesus que trouxe você até esse momento.[1] Lembre-se que o mal não está somente nos outros, você também o tem dentro de si pois isso precisa do perdão e amor divinos.[2] Confie em Cristo Jesus que sofreu o castigo suficiente pelo mal que você sofreu ou causou. Assim Deus recebe você para caminhar em paz com Ele e nem a morte lhe separará dEle.[3]
- Esta mensagem responde á pergunta: Você já fez as pazes com um fato doloroso no seu passado?
- Tarefa para hoje: A base dessa reconciliação é a presença de Cristo e seu relacionamento com o próprio Deus Pai, o seu criador. Você precisa compreender essa sua necessidade hoje.
[1] 2 Coríntios 2:10 “E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; porque, o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás;”
[2] Colossenses 2:13-15 “A vós, estando mortos pelos vossos delitos e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, tendo-nos perdoado todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o inteiramente, cravando-o na cruz; e tendo despojado os principados e potestades, os exibiu abertamente, triunfando deles na mesma cruz.”
[3] Efésios 1:7 NTLH “Pois, pela morte de Cristo na cruz, nós somos libertados, isto é, os nossos pecados são perdoados. Como é maravilhosa a graça de Deus”