TEM COMPAIXÃO DE MIM

TEM COMPAIXÃO DE MIM
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais
  • Dia Mundial do Rim
  • Dia Nacional pela Liberdade de Expressão na Internet
  • Dia Nacional do Desenvolvimento Econômico

O que você pensa e sente quando, assistindo um filme, vê o vilão derrotado, diante do justiceiro pedindo misericórdia? Grande parte do filme você presenciou cada atrocidade que o vilão cometeu com orgulho, com arrogância e até se divertindo. Então nos momentos finais, derrotado, depois de massacrado pelo mocinho só lhe resta pedir misericórdia. Você acredita que ele tem direito de receber o que negou a cada uma de suas vítimas?

Será que você em uma situação muito difícil orou: “Tem compaixão de mim, Senhor!” Será que alguém pode passar por este mundo sem gritar de vez em quando: “Tem compaixão de mim, Senhor!”?

Não nos consideramos vilões das histórias que vivemos. Quem de nós chegou a fazer um quinto do que aquele vilão do filme aprontou? Então não é difícil encontrar alguém  clamando: “Tem compaixão de mim, Senhor!” No entanto não é de se surpreender que se não for atendido considera-se injustiçado. É capaz de levantar acusações e injurias porque Deus se recusou a atende-lo em algo que considera tão pequeno para o Criador.

Quando você encontra na bíblia um homem cego gritando : “Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim”[1]. Sua oração era a expressão da sua indignidade e foi atendido. O outro, funcionário da receita federal, funcionário público desprezado que orava assim, lá no templo, voltou para casa justificados diante de Deus Pai.

É o orgulho o grande entrave humano para reconhecer sua real condição diante de Deus Pai o Criador. Declare sua angustia  e falta de qualquer direito diante de Deus com ousadia, com coragem. Peça socorro! Peça bem alto, pra todo mundo ouvir! Que mais você pode fazer em situações de extrema pressão e de grande perigo, senão gritar: “Tem compaixão de mim!”?

Os salmos estão cheios deste tipo de súplica: “Tem compaixão de mim, Senhor, pois eu me sinto acabado[2]. Você só precisa apresentar-se diante de Cristo Jesus com essa oração. Assim começa vida nova com Deus.


[1]  Lucas  18.39 Escrito por Lucas, um médico por volta de  59—75 d.C. mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade

[2] Salmo 6.2  O livro de Salmos é composto de cento e cinquenta cânticos, orações e   poemas compostos por Davi Moisés e muitos outros profetas a mais de 200 anos a.C.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?