NÃO ORE “…QUE TU POSSAS…”

NÃO ORE “…QUE TU POSSAS…”
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
  • Dia Nacional do Turismo
  • Dia da Oração

Uma expressão muito comum  nas orações cristãs vem frequentemente com as seguintes palavras: “… que Tu possas”  Preste atenção ás suas próprias orações e avalie o que você, quer dizer com essa expressão nas suas orações. Se você está com problemas você pede que “…que Deus possa…” lhe dar solução. Se algum ente querido está doente você clama para que “… o Pai Celestial possa curar”. Se você intercede por conhecidos em profunda dificuldade você lembra de Deus Pai para “…que Ele possa salvar”.

Imagino que você não duvide que o Pai Celestial tem  o poder para realizar o que você pede, tanto que você apresenta a questão a Ele. No entanto essa expressão “que Tu possas” abre uma brecha de incredulidade na sua fé e no caráter bondoso de Deus revelado por Cristo Jesus.

Certamente alguém pode me lembrar que não sabemos se é ou não da vontade de Deus atender o pedido apresentado. Então essa expressão “que tu possas” não se refere a impossibilidade de Deus atender, mas a falta de merecimento de quem pediu ou mesmo se não é da vontade divina realizar essa intervenção naquela situação.

O que disse Jesus a respeito da oração? “Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.[1] Quando Ele declara “… se vós estiverdes em Mim…” não se refere a perfeição. Estar em Cristo Jesus é confiar nÊle como o único recurso, único mediador no seu relacionamento com Deus Pai. O único a quem você segue, obedece dentro do amor que tem por Ele.

A segunda questão é: “…Se minhas palavras estiverem em vós…” O que Jesus diz, registrado na nova aliança com Deus é seu parâmetro de orientação. As tradições humanas, culturais, religiosas cada uma delas é filtrada pelo que Jesus revelou.

Com tais referências você  entra com intrepidez, com coragem na presença de Deus Pai com sua oração, seu pedido com segurança do que pedir e deixar com Ele o “sim” ou o “não”  ao invés dessa expressão frágil “que Tu possas”.[2]

•           Essa mensagem responde à pergunta: O que a expressão “que tu possas” tem de brecha para a incredulidade?

•             Aplicação para sua vida: Preste atenção em suas expressões na oração que escondem mais incredulidade do que fé no amor, justiça e santidade divinos. Abandone-as!


[1] João 15:7,8 Este evangelho escrito entre 80-90 d.C.    pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus. 

[2] Hebreus 10: 19-22 “…Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,” Esta carta exorta os novos cristãos judeus a não observarem mais rituais e cerimônias tradicionais, pois, em Cristo, eles já foram cumpridos. Pouco antes do ano 70 d.C. quando  Templo em Jerusalém foi destruído pelos romanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?