A MENTIRA E OS MENTIROSOS!
- Dia Mundial da Doença Rara
- Dia da Ressaca
É impressionante a capacidade humana de mentir. Publicam e proclamam mentiras a respeito de seus adversários. Hoje temos um telecurso 24 horas ensinando maneira modernas de mentir. Você já percebeu isso? A maior mentira é declarar que a verdade não existe, que a verdade é relativa. Que a verdade oprime. Hoje você pode ver a mentira ser utilizada de modo sofisticado para dar outra interpretação a verdade.
Agora ao se voltar para o livro didático mais vendido no planeta você encontra relatos de como Deus Pai se conduziu na história humana. De duas pessoas criou um povo com uma legislação bem particular. Protegeu e guiou esse povo, mas até esse mesmo povo rebelou-se contra Ele. Há um trecho das Escrituras que narram as orações e provérbios de sabedoria desse povo e por fim há os trechos em que esse Deus fala com o seu povo. Ouça e leia a que ponto chega a orientação divina para o povo: “A língua deles dispara mentiras, como um arco atira flechas. São um poderoso exército de mentirosos, inimigos declarados da verdade. Eles estão indo de mal a pior, e me ignoram.” É o decreto do Eterno. “Seja cuidadoso até com antigos vizinhos. Não confie nem mesmo na sua avó! Irmão trama contra irmão, como o enganador Jacó. Amigo contra amigo, e as fofocas se espalham. Vizinhos trapaceiam vizinhos, sem nunca dizer a verdade. Eles treinaram a língua na arte de mentir, e agora não conseguem dizer a verdade. Amontoam erro sobre erro, mentira sobre mentira e se negam a me reconhecer”[1] É o decreto do Eterno.
Quando o julgamento divino sobre o próprio povo de Deus, na antiguidade chega a esse nível o que não dirá do resto da população do planeta?[2] O Criador é desmoralizado pela criatura. O que você faz com uma arte sua completamente estragada? Não joga fora como material inútil? Mas o que Deus Pai faz? Envia Cristo Jesus para restaurar o que se tornou inútil e desfigurado. Essa é a boa notícia do Evangelho registrado no livro didático divino[3]. Você precisa conhecer o evangelho e não somente os valores conservadores.
- Essa mensagem responde à pergunta: Como Deus avalia seu próprio povo na antiguidade?
- Aplicação para sua vida: Como uma pessoa cristã você reconhece essa sua condição diante de Deus? Então etem prontidão para abandonar esse caminho seguindo a Cristo Jesus.
[1] Jeremias 9:3-6 Versão A MENSAGEM de Eugene Peterson Profeta no Antigo Testamento por mais de 40 anos (626ª.C.) testemunhou, longamente como Deus orientou contra a idolatria do próprio povo de Israel corrompendo-se profundamente anos antes da destruição de Judá pela Babilônia.
[2] 1 Timóteo 1:8-10 “Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela usa legitimamente; Sabendo isto, que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas, Para os devassos, para os sodomitas, para os roubadores de homens, para os mentirosos, para os perjuros, e para o que for contrário à sã doutrina.” Esta carta orienta Timóteo, jovem pastor e líder da igreja primitiva a respeito de adoração, o ministério e os relacionamentos dentro da igreja por volta de 63-64 d.C.
[3] Romanos 5:6-8 “Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma por volta de 58 d.C.. descreve a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que creem em Cristo.