ONDE COMEÇA A GRATIDÃO?

ONDE COMEÇA A GRATIDÃO?
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.

Já ouvi pessoas dizerem que não querem pedir nada a Deus Pai. Desejam somente agradecer. Isso é bem especial, não é? Desde crianças somos incentivados a responder “obrigado!” ao receber algum presente. Essa reação é própria da boa educação. No entanto qual é a reação de alguém verdadeiramente grato pelo que recebeu?

Receber, mesmo pelo seu trabalho, precisa ser encarado como presente. Se você morrer antes de receber o seu salário  o que adiantará? Mesmo quem recebe o que deseja pode continuar desejando, cada vez mais. O ingrato foca sua perspectiva na percepção de suas incapacidades, de inutilidade, de fracasso. O ingrato sofre de  uma  cegueira  para seu próprio potencial e oportunidades. Por isso o ingrato é vulnerável á inveja. Simplesmente desejar   o melhor dessa terra custa bem menos do que trabalhar duramente e com sabedoria para conquistar qualquer satisfação.  A raiz da ingratidão é a consequência direta daquela herança  de querer ser tratado como deus, com direitos sobre tudo e sobre todos.[1]

Desde que a escolha por ser como Deus a raça humana gosta de acreditar que tudo o que precisa fazer é simplesmente desejar ao invés de trabalhar duro. O que recebe, de uma forma ou de outra não é suficiente para mudar suas expectativas da vida. Para ela tudo parece difícil demais. Ela tem medo do fracasso. Ela não acredita que tem potencial para se sair bem das dificuldades que diariamente afetam a vida de cada ser humano.

A gratidão  é  diferente de uma personalidade empreendedora. O empreendedor  pode ser agradecido sim  mas sem  Cristo continua empreendendo porque sua motivação está na sua autorealização e sucesso. A gratidão começa com a nova perspectiva da própria existência, de si diante de Deus Pai. A gratidão é resultado da descoberta de que conta com o favor divino para viver tanto as dádivas quanto os desafios. A gratidão está intimamente ligada a revelação do amor de Deus revelado na pessoa e obra de Cristo Jesus.

Quem é grato tem uma motivação e esperança alegre de aproveitar as oportunidades, ousando, encarando seus temores pois sua gratidão vem dos céus. É assim que quem é grato desenvolve cada um de seus talentos para a glória de Deus.[2] O ingrato só pode encontrar o equilíbrio quando aprofunda sua fé na pessoa e obra de Cristo Jesus.[3]

  • Essa mensagem responde à pergunta: Onde começa a ingratidão?
  • Aplicação para sua vida: Sua ingratidão para com a vida só  pode ser curada pela revelação do que Deus lhe deu, dá, e dará quando reconciliar-se com Ele   pela fé de Cristo Jesus.

[1] Gênesis 3: 4-6 “Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” Neste primeiro livro da Bíblia é narrada a criação, a relação de Deus com o homem e da promessa de Deus a Abraão e seus descendentes. Escrito por Moisés, dando ao povo recém-saído da escravidão uma referência cultural e religiosa.

[2] Mateus 25:14-30 A parábola dos talentos.

[3] Lucas 24 21 “Jesus viu algumas pessoas ricas colocando dinheiro como oferta na caixa de contribuições do templo. 2 Viu também uma viúva bastante pobre colocando lá duas moedas de pouco valor. 3 Então, disse: —Digo a verdade a vocês: Esta viúva pobre deu mais do que todos. 4 Pois todas as outras pessoas fizeram as suas ofertas dando do dinheiro que tinham sobrando; ela, porém, na sua pobreza, deu tudo o que tinha para viver.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?