AMAR DEUS COMO?
Em algum momento de desespero você já se perguntou: “O que afinal Deus quer de mim?”
Jesus respondeu a esta questão. ?E a primeira verdade que todo judeu aprende: “ ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’ ” (Mt 22:37-39).
Um teólogo perguntou como amar o próximo? Jesus explicou. No entanto como é que podemos amar a Deus? Muitos entendem que amar a Deus é dedicar-se à uma religião, seguir os preceitos, os ensinos, participar dos encontros. São gestos louváveis, mas isso ainda não é AMAR A DEUS. Eu sou casado há mais de 35 anos e sei como é possível ajudar a esposa, os filhos, suprir a necessidade, mas não se envolver emocionalmente. As tarefas e deveres, não substituem o afeto. Amar é tornar-se vulnerável afetivamente e há períodos onde podemos nos distanciar emocionalmente das pessoas, mesmo servindo-as. Isso é possível em todos os relacionamentos humanos.
Por isso Deus diz que é o amor que nos liga a Ele.1 Amor a Ele, não às tarefas, doutrinas, ensinos que Ele nos dá. Sem dúvida essa medida do amor é interessante porque cada um é diferente do outro, mas nas suas expressões para com Deus o seu amor será exclusivo.2 Você ou eu vamos amar a Deus com todas as nossas particularidades, habilidades diferentes e com intensidades distintas. Muitas expressões serão diferentes, mas todas terão a mesma marca: o amor para com Deus. No entanto você só pode amar a Deus se conhece-lo através da revelação de Cristo Jesus.3
Imagine você amando a Deus com tudo o que você é, com as forças que tem, com a criatividade que possui. Que riqueza de relacionamento unirá você a Deus e aos outros a sua volta. É assim que o Senhor Jesus planejou seu povo, a Igreja, o Seu corpo, a Sua noiva. É desses que Deus deseja que você faça parte.
• Esta mensagem responde á pergunta: O que afinal, Deus quer de voc?
• Tarefa para Hoje: Lembre-se que seu “serviço, seu trabalho para Deus” não substituio, não é o mesmo que ama-lO no coração, na mente do profundo do seu coração e ao próximo com a si mesmo.
1 1 João 4:10 Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.” Carta escrita pelo discípulo e apóstolo João, já velho aos cristãos na Ásia por volta do ano 90d.C. para tirar a confusão das mentes dos crentes, confortar e firmar todos no andar verdadeiro.
2 Lucas 7:47 “Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.” Escrito por Lucas, um médico por volta de 59—75 d.C. mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade.
3 João 14:23 “Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.” Este evangelho escrito entre 80-90 d.C. pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus.