O TERRIVEL DO DIVÓRCIO!
Ouça o que surpreendeu um homem no seu divórcio. Ele conta: “Por motivos complexos, o nosso casamento não deu certo, mas não foi por infidelidade, abuso, álcool ou algo parecido. Éramos apenas as pessoas erradas na hora errada. Ainda morávamos juntos, já que estávamos sendo amigáveis. De qualquer forma, uma noite eu estava me preparando para dormir e, espirrei por acidente um antisséptico bucal nos olhos, do tipo que contém álcool. Doeu como um raio, e eu chorei bem alto. Eu rapidamente coloquei um pouco de água no olho e lavei-o. Eu fiquei bem. Em tempos mais felizes, minha eesposa teria corrido em meu auxílio. Mas aqueles já não eram os bons tempos tempos, e ela nem se moveu. Recuperado, observei-a sentada numa cadeira lendo, na sala ao lado. Ela deve ter ouvido o meu grito de dor. Eu apenas olhei para ela, mas não disse nada. Com novos olhos eu percebi-a. Eu sabia que ela não me amava mais, isso estava resolvido. O que eu não sabia até então era que essa pessoa – que costumava amar-me e se preocupava profundamente com o meu bem-estar – agora realmente não dava a mínima para mim. Não se importou o suficiente para sequer perguntar “você está bem?” Essa foi a minha verdade horrível e revelação de partir o coração.
A maioria dos divórcios não passa por essa experiência. O mais comum é muita briga, discussão, e até violência. Quanto dessas atitudes revelam que ainda há uma ligação que se nega o romper. Duas pessoas prometeram ficar juntas até o fim da vida, mas mudaram de ideia, de atitude e de motivação. Dizem que foi outro amor que surgiu. É pena não é?
O Deus e Pai revelado por Cristo Jesus diz que odeia o divórcio. Muitos o consideram um ditador, insensivel. No entanto Ele prova que ama o ser humano que criou e que se tornou intratavel.1 Ele propos a reconciliação com o perdão dado através do sacrificio do filho únigênito. Esse Deus odeia o divórcio, mas não o divórciado2. A reconciliação com Ele é uma base nova para cada pessa abandonar de vez o divórcio como solução completa para seu amor. Como você avalia essa afirmação divina para sua vida?
Resposta á pergunta: Considerou esse aspecto de alguns divórcios?
Exercício para a vida: Admita, honestamente que o divórcio pode resolver alguns conflitos conjugais mas cada integreante daquela familia sofre traumas com diversas profundidades. Ame os divorciados mas continue abominando o divórcio em si. Consegue?
1 Deuteronômio 24:3,4 “E este também a desprezar, e lhe fizer carta de repúdio, e lha der na sua mão, e a despedir da sua casa, ou se este último homem, que a tomou para si por mulher, vier a morrer, Então seu primeiro marido, que a despediu, não poderá tornar a tomá-la, para que seja sua mulher, depois que foi contaminada; pois é abominação perante o Senhor; assim não farás pecar a terra que o Senhor teu Deus te dá por herança.” O nome deste livro “Deuteronômio” expressa a “recapitulação” ou “segunda lei”. Moisés pronunciou três discursos de despedida pouco antes de morrer. Neles recapitulou, com o povo, todas as leis de Deus para os israelitas.
2 Malaquias 2:16 “Porque o Senhor, o Deus de Israel diz que odeia o repúdio, e aquele que encobre a violência com a sua roupa, diz o Senhor dos Exércitos; portanto guardai-vos em vosso espírito, e não sejais desleais.” Após o retorno do exílio, o povo voltou a descuidar de sua vida religiosa. Malaquias passou a inspirá-los novamente, falando-lhes do “Dia do Senhor”.