DISCUSSÕES E PARCERIAS
Nem todas suas discussões se transformam em brigas, certo? Mas é certo que muitos conflitos envolvem discussões
As diferenças de conceitos entre pessoas não são dificeis, afinal somos diferentes uns dos outros. As diferenças não implicam em superioridade ou inferioridade mas no desejo de caminhar junto com alguem.
Uma das discussões marcantes aconteceu quando Deus comunica a Moisés que não continuiara pessoalmente a caminhar com o povo que resgatou da escravidaõ no Egito. Depois de 10 pragas que abalaram a rotina, a religião e a economia Egipcia Deus leva o povo pelo deserto e os conduziu através do mar aberto.1 Na primeira ausência de Moisés o povo constroi um bezerro, com ouro e lhe presta culto. Moises volta as pressas para o acampamento e encontra não apenas a incredulidade mas o até o cinismono do sacerdote Arão.
Então Deus fala com Moises que se continuar caminhando com o povo acabará por destrui-lo. Então se dispos a cumprir sua promessa, introduzindo o povo na terra prometida, enviando um anjo com eles. Então Moisés intercede pelo povo e apresenta razões: “—Se não fores com o teu povo, não nos faças sair deste lugar. Como é que os outros povos poderão saber que estás contente com o teu povo e comigo, se não fores conosco? A tua presença é que mostrará que somos diferentes dos outros povos da terra.” Você ouviu e entendeu como Moisés colocou a questão? Se Deus não fosse com o povo, inspirando, ensinando, corrigindo tudo seria em vão.2
Muitas pessoa preferem que Deus não vá junto. Desejam toda liberdade para agirem como consideram melhor apenas contando com ajuda para resolver problemas. Não é possivel andar com Deus sem entrar em um acordo com Ele.3 O povo de Israel tinha a Moiseés como Mediador e hoje é Cristo Jesus o único mediador entre Deus e o ser humano4. Sem ouvir, atender ao Espirito de Cristo você não desenvolve intimidade com Deus que a vida neste ano já começa a exigir. Então é preciso atenção a Cristo Jesus na sua caminhada com Deus Pai.
Esta mensagem responde á pergunta: O que fazer quando o ano promete tremendos desafios religiosos, economicos e políticos?
Tarefa para hoje: A ética, a religiosidade não são suficientes para Deus andar comigo ou com você, somente Cristo Jesus dá ao ser humano as condições para esse “andar, viver” junto com Deus Pai.
1 Êxodo 3:20-22 até capítulo 15 desse mesmo livro “Porque eu estenderei a minha mão, e ferirei ao Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele; depois vos deixará ir. E eu darei graça a este povo aos olhos dos egípcios; e acontecerá que, quando sairdes, não saireis vazios, Porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda joias de prata, e joias de ouro, e vestes, as quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os egípcios.” O nome Êxodo significa “saída”. Este livro conta como Deus livrou os israelitas de uma vida de penúrias e escravidão no Egito. Deus fez um pacto com eles e lhes deu leis para ordenar e governar sua vida.
2 Êxodo 33:15-16 Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui. Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Acaso não é por andares tu conosco, de modo a sermos separados, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra?” Ibidem
3 Amós 3:3 “Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” Durante um tempo de prosperidade, este profeta de Judá pregou aos ricos líderes de Israel sobre o juízo de Deus; insistia em que pensassem nos pobres e oprimidos, antes de pensarem em sua própria satisfação. Por volta de 730 anos A.C.
4 1 Timóteo 2:5 “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.” Esta carta orienta Timóteo, jovem pastor e líder da igreja primitiva a respeito de adoração, o ministério e os relacionamentos dentro da igreja por volta de 63-64 d.C.