QUEM FICA, MUDA!

QUEM FICA, MUDA!
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.

 Dia do Astronauta

 Dia do “Fico”1a


Quando foi o seu “Dia do Fico”? Lembra-se? Você precisava decidir se ia embora ou se ficava. Era necessário você escolher entre sair ou ficar na casa, pedir demissão ou continuar no emprego ou continuar ou interromper seu relacionamento com alguém.

Na história do Brasil temos o Dia do “Fico”. Foi quando o príncipe regente D. Pedro de Alcântara recebeu a petição com oito mil assinaturas solicitando que ficasse no Brasil e não retornasse a Portugal. Então ele respondeu assim: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico”. Bonito não é? Aquela decisão, no entanto exigiu mudanças, decisões que ocasionaram a proclamação de independência do Brasil.

Quando você está em um lugar, uma situação ou relacionamento chega em encruzilhas em que precisa decidir se fica ou se vai embora. E quando você, ou qualquer ouetra pessoa resolve ficar descobre que isso exige mudar. Incrivel, não é? Para ficar você precisa planejar e realizar mudanças íntimas. Não é possível somente ficar do mesmo modo, com os mesmos pensamentos, planos. Há mudanças para que esse “ficar” se torne um motivo de libertação e harmonia para cada um dos envolvidos. Sem mudanças esse “ficar” trasnforma-se em um tipo de escravidão que faz definhar o ser humano.

Quando Moises pediu a Deus que não abandonasse aquele povo rebelde, maldizente e até idolatra o próprio Deus disse “Fico”.1 No entanto alterou a maneira de continuar. Verifique na narrativa bíblica outras situações em que aquele que ficou precisou mudar.2 Então para você continuar a viver na fé cristã precisa diariamente decidir se fica ou se sai. Para ficar sua comunhão com Deus pela fé de Cristo Jesus precisa se aprofundar, do contrário você se verá fora ainda que pense estar dentro. A liberdade cristã exige continuas decisões de permanecer e aprofundar sua identificação com a pessoa de Cristo Jesus. Verifique se você está na fé pois os tempos exigirão seu “Dia do Fico”!

Esta mensagem responde á pergunta: Por qual razão quem fica precisa mudar?

Tarefa para hoje: Pare agora e avalie as implicações de ficar no relacionamento que tem e verifique o que você precisa mudar na maneira de pensar e agir.


1a  Rei D. Pedro I decide ficar no Brasil recusando se a voltar para Portugal1822) Leia o relato em https://www.todamateria.com.br/dia-do-fico/

1  Êxodo 33:17 “Então disse o Senhor a Moisés: Farei também isto, que tens dito; porquanto achaste graça aos meus olhos, e te conheço por nome.” O nome Êxodo significa “saída”. Este livro conta como Deus livrou os israelitas de uma vida de penúrias e escravidão no Egito. Deus fez um pacto com eles e lhes deu leis para ordenar e governar sua vida.

2  João 6:66-69 “Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente”. Este evangelho escrito entre 80-90 d.C. pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?