ALFABETIZAÇÃO E ESPIRITUALIDADE CRISTÃ

ALFABETIZAÇÃO E ESPIRITUALIDADE CRISTÃ
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.

 Dia Nacional do Fotógrafo/ Fotografia

 Dia Mundial da Alfabetização

Quando falo de leitura você sabe que essa capacidade inclui habilidades, capacidades e sentidos. A capacidade de associar as letras uma com as outras e a habilidade de memorizar os respectivos sons. Os olhos, os sentidos ou mesmo o tato são os sentidos estão associados. A alfabetização inclui, a leitura a escrita. Daí bem a capacidade motora e a compreensão dos sentidos formados pelas palavras. Assim constroem-se o pensamento e raciocínio do que é lido e do que é escrito.

Ler estimula a criatividade descobrindo novos sons e expressões. A leitura, trabalha a imaginação construindo na mente o sentido das palavras, criando imagens mentais. A leitura exercita a memória, porque traz os sentidos já conhecidos com significados mais amplos. Então é claro que a leitura contribui para o crescimento do vocabulário. Todas essas vantagens influenciam diretamente na escrita. Você percebe como a alfabetização envolve processos profundos da capacidade pensando do ser humano?

Agora voce e eu corremos grande perigo se a leitura é trocada pelos recursos audio-visuais. Os filmes, resportagens são mais faceis e agradaveis de receber informações pois exigem menor quantidade de capacidade motora, absorção de sinais. As sensações chegam com maior facilidade pois o som e a visão exigem menos esforços para compreender e pensar. Leia e estude sua bíblia sagrada.

A literatura em geral e da bíblia em especial exigem uma alfabetização e o exercício mais amplo das capacidades, habilidades e sentidos humanos. Encontrei 78 menções bíblicas referindo-se a leitura. Para “escrita, escritura, escritores, escritos, escrivão” 488 referências no total. Assim a expressão comum em toda bíblia é: “Está escrito…”1. Trata-se de um Deus que ordenou e Guardou registros escritos para seu povo que é tem condições de ler e escrever.

Não permita que sua leitura da bíblia seja substituída pela tv, pelo cinema, rádio ou audiovisuais. A leitura é o exercício estratégico para fortalecer sua capacidade de compreender e aplicar o que lê.2 O próprio Espirito de Cristo é ativo em fazer você lembrar tudo o que você leu e sabe a respeito do que está registrado nas Escrituras.3

Esta mensagem responde á pergunta: Qual o valor da alfabetização para o ser humano?

Tarefa para hoje: Avalie o tempo que você tem dedicado a leitura cuidadosa, atenta não apenas de literatura em geral, mas da bíblia em especial. Não discuide dessa sua capacidade.


1  João 5:46,47 “Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. Mas, se não credes nos seus escritos, como crereis nas minhas palavras?” Este evangelho escrito entre 80-90 d.C. pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus.

2  Romanos 1:17 “Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé.” Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma por volta de 58 d.C.. descreve a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que creem em Cristo.

3  João 14:26 “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” Ibidem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?