DE SANTA CRUZ A HAY BRAZIL

DE SANTA CRUZ A HAY BRAZIL
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.

 Dia Nacional da Silvicultura.

 Dia do Cirurgião Plástico

 Dia da Aviação Civil

 Dia do Pau-brasil;

 Dia do Pastor;

O que você sabe a respeito do pau-brasil?O pau-brasil é uma árvore típica da Mata Atlântica  e que no século XVI era conhecida pelos índios tupis pelo nome de ibirapitanga. É uma árvore que pode alcançar até 15 metros de altura e possui galhos com espinhos. A árvore ganhou importância para os portugueses por conta da sua madeira, que poderia ser utilizada na construção de inúmeros objetos (como móveis e caixas), mas, principalmente, porque a resina da madeira era utilizada para produzir corante para tingir tecidos.

O nome Brasil tem mais de 20 histórias. Uma das mais interessantes refere-se a uma ilha descoberta por um mistico chamado São Brandão. Ele deixou a Irlanda, descobriu uma ilha misteriosa, onde criou uma espécie de paraiso. que deu o nome de Hy Brazil que significa “terra da bem-aventurança”. Vale lembrar que desde o primeiro nome, o Brasil recebeu nomes alusivos a páscoa, a cruz de Cristo1. Levou certo tempo para que essa terra tivesse o nome oficializado de Brasil,2 O pau-brasil era a única riqueza conhecida no inicio e por fim deu nome a esse rico espaço geográfico.

A sua vida também só pode ser comprendida olhando para trás, mas só pode ser vivida olhando-se para a frente3 Diante disso seu passado lhe permite compreender sua história, identificar suas cicaterizes e heranças. No entanto para viver o aqui e o agora você precisa olhar para frente. Sim o passado deixa marcas que precisam de tratamento para viver o presente com ousadia Voltando seu rosto sempre para o sol, sua sombras ficarão para trás. Não permita que o seu passado, sua história, impeça de reescrever sua história.

Essa é a base da espiritualidade cristã fazendo da pessoa de Cristo a nova referência de vida digna como o autor e consumador da nova esperança que vem de Deus para cada ser humano, para você4. Sua história então se torna uma referência para você perceber o convite maravilhoso de Deus através de Cristo Jesus. 5 Ele é o caminho da sua redenção existencial aqui e na eternidade.

 Essa mensagem responde à pergunta: Você já teve alguma informação a respeito do pau-brasil”?

 Aplicação para sua vida: Conhecer a história do seu povo é necessário para você caminhar para frente com               ousadia pela fé do que Cristo Jesus realizou em seu favor e atua hoje.


1   Angela Valadão dá uma versão interessante dos primordios dessa terra chamada Brasil na igreja Batista da Lagoinha Belo Horizonte. . Assista com calma https://www.youtube.com/watch?v=w77rrsYop0E

2  Eduardo Bueno Atualmente comanda o canal Buenas Ideias no YouTube, que narra a história do Brasil de forma descontraída. Esse episódio vai investigar o significado da palavra “Brasil” e seu vínculo com a árvore que nos tornou brasileiros. Sim, pois se chamavam “brasileiros” apenas aqueles que lidavam com o pau-brasil, como pimenteiros eram os que faziam o comércio da pimenta e negreiros eram os que traficavam escravos. https://www.youtube.com/watch?v=XPnOYnxU7lw

3  Soren Kiekegart

4  1 Coríntios 6:10,11 “Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.

5  Hebreus 12:1,2 “Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?