PENA DE MORTE E A ESPIRITUALIDADE CRISTÃ
· Dia de Celebração da Amizade Brasil-Argentina
Dia Mundial contra a Pena de Morte
Dia Nac. dos Tribunais de Conta
Dia da Reforma Agrária
Dia do Síndico
O que você pensa a respeito da pena de morte para certos tipos de assassinos? Como agir com justiça diante do assassinato de outro ser humano? Esse assunto é muito sério e eprofundo pois o que está em jogo é a vida do ser humano seja ela a vítima, seja ela o assassino.
A revelação divina, registrada nas Escrituras não escondeu o primeiro assassinato. Um irmão matou o outro por questão religiosa.1 O Criador não permitiu a pena de morte para aquele primeiro assassino, antes assegurou uma vida de trabalho duro ma em liberdade .2 Então na aliança que Deus Pai firmou com o povo de Isarel a pena de morte foi instituida para punir os crimes contra Deus e o próximo.3 . A vida humana é sagrada, porque o ser humano foi criado à imagem e semelhança de Deus. Logo, quem matava outra pessoa devia, igualmente morrer.4
Na Nova Aliança que Cristo Jesus firmou para quem vive a sombra do Reino de Deus a administração da justiça é dada pelas autoridades humanas devidamente instituidas. Diante desse quadro os discipulos de Jesus são convocados para agir com justiça divina na própria maneira de viver em sociedade.5 Nessa justiça nao inclui a pena de morte.
A pena de morte para os assassinos não tem por objetivo assustar provaveis e futuros assassinos, mas eliminar os que não tem apreço pela vida humana. A vida de quem foi morto injustamente é tão valiosa quanto do assassino. Por isso Deus delegou ao ser humano a administração do direito penal como um meio de limitar o mal. Então na espiritualidade cristã a execução da justiça necessária a ordem social está a cargo das autoridade governamentais.
No Brasil não há pena de morte, para assassinatos hediondos. Assim é preciso que seja aplicada a lei estabelecida. Não deixamos de sofrer com a morte violenta de entes queridos e amigos e até mesmo de inimigos. Como cristãos fomos chamados para deixar para Deus Pai a devida justiça, como fez Cristo Jesus na cruz. Isso só é possível para quem ama e conhece a Cristo Jesus na sua segunda vinda. Você precisa conhecê-lo assim. Já O conhece?
· Essa mensagem responde à pergunta: Como a espiritualidade critã encara a pena de morte nos dias atuais?
· Aplicação para sua vida: Voce pode conhecer o evangelho de Cristo Jesus através da leitura do Novo Testamento, a segunda parte da biblia, da Escritura Cristã. Por isso no exercico pessoal da espiritualidade cristã vale o que Jesus ensinou.
1 Gênesis 4:3-8
2 Gênesis 4:13-15 “Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada. Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e vagabundo na terra, e será que todo aquele que me achar, me matará. O Senhor, porém, disse-lhe: Portanto qualquer que matar a Caim, sete vezes será castigado. E pôs o Senhor um sinal em Caim, para que o não ferisse qualquer que o achasse.”
3 Deuteronômio 21:18-21 “Quando alguém tiver um filho contumaz e rebelde, que não obedecer à voz de seu pai e à voz de sua mãe, e, castigando-o eles, lhes não der ouvidos, Então seu pai e sua mãe pegarão nele, e o levarão aos anciãos da sua cidade, e à porta do seu lugar; E dirão aos anciãos da cidade: Este nosso filho é rebelde e contumaz, não dá ouvidos à nossa voz; é um comilão e um beberrão. Então todos os homens da sua cidade o apedrejarão, até que morra; e tirarás o mal do meio de ti, e todo o Israel ouvirá e temerá.”
4 “Gênesis 9:6 “Quem derramar sangue do homem, pelo homem seu sangue será derramado; porque à imagem de Deus foi o homem criado.”
5 Mateus 5:6 “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos.” ( Por Deus Pai)