SANTO DO PAU OCO?
- Dia Internacional do Homem
- Dia de Todos os Santos
A expressão “santo do pau oco” era utilizada no Brasil para designar pessoas dissimuladas, fingidas. Segundo o imaginário popular, o santo do pau oco era, nas regiões mineradoras brasileiras, durante o período colonial, utilizada para esconder ouro em pedra ou pó, diamantes do governo. E governadores, escravos e religiosos estavam envolvidos nesse tipo de contrabando.[1]
Esse é uma referência de nossa cultura ás pessoas que ostentam uma justa aparência religiosa, moral, mas não são fieis, não são perfeitas. Quando alguém chega a essa “perfeição” aos olhos humanos são classificados como “fanáticos”. Você percebe como o desafio é sério?
Você encontra, na narrativa cristã da bíblia sagrada , o apelo divino para o cristão ser santo. Deus mesmo diz: “Sejam santos como eu sou santo.”[2] Santo é a pessoa que se orienta pelo caráter divino revelado por Cristo Jesus e não apenas pelos valores culturais, políticos, éticos e econômicos. Quando o santo peca, ele confessa, admite o pecado contra o Espirito de Cristo. Então segue em busca da mudanças na sua caminhada, com Deus Pai.[3] O santo não é quem não erra, quem não está sujeito a pecar. O santo é quem trata do pecado segundo o conselho, justiça e amor de Deus.
Santidade consiste em reagir a tentação e ao pecado como o Espirito de Cristo ordena e não apenas camuflar com uma aparência de justiça. Santidade é bem diferente de hipocrisia. Jesus lembrou da diferença entre duas pessoas que foram adorar a Deus: Uma ostentava suas boas práticas religiosas e a outra admitia e lamentava seus erros e buscava direção divina para mudanças[4].
“Santidade” significa “separado para uso de Deus”. Santo é a pessoa que se orienta pela aliança divina que tem com Deus pela fé de Cristo Jesus.[5] Os discípulos de Cristo Jesus são os que falam “senhor, Senhor e fazem o que o Espirito de Cristo lhe ensina” Isso não os leva a perfeição mas a santidade.
Entenda como Deus introduz Sua graça na história e realidade humana, através de você, quando firma aliança com Ele pela fé de Cristo Jesus.
- · Essa mensagem responde à pergunta: O que significa “santificação” na vida cristã?
- Aplicação para sua vida: A espiritualidade cristã não consiste em trocar a santidade (tesouro divino) no íntimo por uma aparente religiosidade ou moralismo.
[1] https://pt.wikipedia.org/wiki/Santo_do_pau_oco em 21.10.2020
[2] 1 Pedro 1:15,162 “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.”
[3] I João 1:7-9 Carta escrita pelo discípulo e apóstolo João, já velho aos cristãos na Ásia por volta do ano 90d.C. para tirar a confusão das mentes dos crentes, confortar e firmar todos no andar verdadeiro.
[4] Lucas 18:9-14 Leia esse trecho na sua biblia.
[5] Coríntios 4:7-10 “Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós. 8 De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; 9 somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos. 10 Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo.” Para melhor compreensão leia de 1 a 17)
01112020-SANTO-DO-PAO-OCO-1