ARVORE E ARREPENDIMENTO

ARVORE E ARREPENDIMENTO
Click aqui e ouça esse texto.

•          Dia da Árvore

•          Dia do Radialista

•          Dia do Fazendeiro

•          Dia Nacional de Luta dos Portadores de Deficiência

Você já plantou uma árvore? Na calçada de sua casa, por exemplo? Deu pra cuidar dela e ve-la crescer? Já vi pessoas desejando derrubar uma arvore por causa do trabalho que tinha em recolher as folhas, flores e frutos durante o ano.

A vida é assim. Ela exige cuidado. Ela dá trabalho. Ela exige atenção. Quando a cultura incentiva o lucro e apenas o prazer constante, sem apontar a necessidade completa de uma árvore, para a vida,  por exemplo,  não há vínculo com a existencia.

Incentivar as crianças e jovens a cuidar do jardim, das arvore plantadas exige mais que meramente conselhos. É preciso a práticas de regar, adubar, observar os insetos predadores reconhecer doenças e apontar a necessidade e  importancia, seja da árvore ou mesmo do jardim, enfim da existência até humana na natureza.

Prisões, multas, embargos e reflorestamento, broncas fazem parte das medidas governamentais, pessoais  e científicas. No entanto os protagonistas desses crimes ambientais precisam, arrepender-se. Sem arrependimento do infrator cada medida legal acaba sendo burlada  pois o descaso só se esconde melhor. Leis severas ajudam, mas só o arrependimento resolve.

O arrependimento,  a tristeza pelo entendimento do mal cometido,  é condição  básica para  qualquer  correção eficaz.[1]  Quando nos contentamos apenas em punir o “errado” atingimos apenas uma parte da solução. Promovendo o arrependimento a mudança tem oportunidade de ser aprofundada. Para isso é preciso uma reeducação prática. Verifique a necessidade do agressor. Ajude-o a descobrir um  novo propósito para substituir aquela inclinação para destruir o gramado, quebrar as árvores, pixar muros e casas. O que lhe parece? Sim, dá trabalho, muito trabalho. No entanto voce agregará valor tanto a sua vida como do outro com  o amor a Cristo Jesus. Isso é implicação de uma cultura cristã. Esse é averdadeira base da consciencia ecológica![2] Então  cada árvore precisa será uma oportunidade de humanização sua e do outro ou outra e do planeta.

·         Resposta a pergunta: Qual a base de um ensino para o cuidado com as arvores, e natureza?
·         Tarefa para Hoje: Considere onde foi o arrependimento a base de sua real mudanças diante de Deus e da vida?

[1] 2 Coríntios 7:8-10 “Agora, porém, me alegro, não porque vocês foram entristecidos, mas porque a tristeza os levou ao arrependimento. Pois vocês se entristeceram como Deus desejava, e de forma alguma foram prejudicados por nossa causa. A tristeza segundo Deus produz um arrependimento que leva à salvação e não remorso, mas a tristeza segundo o mundo produz morte.  Vejam o que esta tristeza segundo Deus produziu em vocês: que dedicação, que desculpas, que indignação, que temor, que saudade, que preocupação, que desejo de ver a justiça feita.” Segunda carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade grega de Corinto no outono de  55,56 ou 57 depois de Cristo defendendo sua autoridade apostólica e apontando os falsos apóstolos na igreja daquela cidade.

[2] Romanos 8:19 “Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo. Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma por volta de 58 d.C.. descreve a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que creem em Cristo.

21092020-ARVORE-E-ARREPENDIMENTO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?