Ruah Janus | Temporada 2020 – DEUS, OS POVOS E O MAR

Dia do Citricultor

Dia Mundial dos Oceanos 

Você tem razão! Entender o que está na bíblia não é fácil. Em alguma passagem é possível entender cada palavra, separadamente, mas quando você quer entender o sentido da frase, parece difícil.  Estamos no século vinte e um. Nosso vocabulário tem expressões novas a cada semana. O dia-a-dia parece não ter a mesma manifestação divina descrita na bíblia. No entanto o que você já pode entender do caráter divino, descrito na bíblia, essa é a chave de entrada para o entendimento crescente de tudo mais.

Por exemplo a palavra “mar”. A palavra MAR na Bíblia, tem conotações de nações, povos que desconhecem o Senhor Deus, pois são as águas das quais não se pode beber, águas amargas e não potáveis. Por isso você encontra uma expressão assim: “… farei voltar o meu povo das profundezas do mar”; Deus promete resgatar seu próprio povo de entre nações assim, pois se corromperam.  

Então na Bíblia o “mar” é um símbolo frequentemente usado. É sinal de mistério, lugar das forças ocultas, sinal de caos, lugar da presença do  inimigo de Deus. Na época em que a bíblia foi escrita o mar era uma região  ignorada,  pouco conhecida e, por isso, representava para a cultura daqueles dias  esse valor simbólico.

Por outro lado, Deus domina também esse ambiente. Isto já fica evidente na criação, quando as águas são concentradas nos mares. No livro de Jó capítulo 26, v ersículo12 é mencionada à força divina contra o mar: “Com seu poder aquietou o Mar, com sua inteligência aniquilou Raab.” Raab é a personificação da força do mar, que invade com suas ondas a terra. O mar, no entanto, teve que obedecer a ordem divina de limitar suas forças, permanecendo dentro dos limites estabelecidos pelo Criador. Por isso os discípulos de Jesus testemunharem Ele acalmar a tempestade, ao atravessarem o mar da Galiléia, foi surpreendente?

 Para nós o mar tem sua beleza, as praias limitando-o mas somente os pescadores e os que navegam conhecem o poder incontrolável do mar.  Leia sua bíblia, com um lápis e marque a palavra mar. Verifique o sentido que tem na frase. Vamos, experimente, e depois me conte!

· Essa mensagem responde à pergunta: Como encarar e vencer a dificuldade de entender a bíblia por exemplo na expressão da palavra “mar”?

· Aplicação para sua vida:   A porta de entrada é colocar em prática o que você já conhece, o que já entendeu  do Evangelho de Cristo Jesus. Ele é a chave para toda a compreensão da bíblia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?