Ruah Janus | Temporada 2020 – SUAS REFERÊNCIAS CULTURAIS E ESPIRITUAIS
Dia do Quilo
Dia do Emigrante
Dia Mundial do Marinheiro
Dia da Bandeira do Arco-íris
Dia Mundial da Diversidade Sexual
Você sabe que a civilização ocidental foi formada pelos gregos, romanos e hebreus. Essas três culturas, como muitos outras existentes, estabeleceram seus critérios para entender o desejo e a atração entre pessoas do mesmo sexo. Precisaram encarar as múltiplas e diferentes facetas da sexualidade humana.
Na Grécia Antiga, por exemplo, os homens jovens deveriam viver parte de sua vida com um homem mais velho, que o ensinariam os segredos da filosofia, da guerra e do amor. O amor era considerado um privilégio apenas dos homens. Quando Roma era uma república, apesar de criticar a cultura grega também estabeleceu permissões para a homossexualidade. Entre os hebreus essa e outras práticas comuns, em outras culturas, foram proibidas.
Aquelas pessoas que percebem sua atração por pessoas do mesmo sexo sempre enfrentaram conflitos ainda maiores quando encontram alguma recriminação á essa inclinação dentro da família, na sociedade ou mesmo na cultura. Assim a civilização cristianizada, fortemente influenciada pela raiz judaica, nunca apoiou essa prática e tantas outras que continuaram existindo na marginalidade, mesmo na civilização ocidental.
O Deus do povo judeu, deu ao seu povo valores morais, sociais como caraterísticas de seu caráter. Quando Cristo e os judeus abriram para o mundo o relacionamento com o Deus Criador, para todos os povos, esses valores vieram juntos. O erro aconteceu quando o Império Romano adotou a fé cristianizada como a prática religiosa oficial em todo seu território. Então todos, dentro do império, por decreto, estavam sujeitos a valores que não abraçaram voluntariamente e nem por a Amor a Deus, pela fé de Cristo Jesus. Então escondiam o quanto podiam para fugir a rejeição.
Agora com maior liberdade, do estado laico, cada expressão da sexualidade pode e vem á luz. Cada um vive a escolha que faz. Somente os cristãos são chamados a reavaliarem essa questão na própria vida[1]. Somente os cristãos podem contar com a orientação quanto ao adequado exercício da própria sexualidade, mesmo com problemas. A religião em si só pode, quando muito reprimir[2]. Somente o Espirito Santo de Deus capacita o ser humano ordenar a vida de modo divino[3]. Você precisa compreender essa realidade para avaliar suas escolhas.
Essa mensagem responde à pergunta: Quer conhecer as implicações da civilização ocidental no exercido da sua vida sexualidade?
Aplicação para sua vida: As tantas inclinações no exercício da sexualidade só encontram real direção na reconciliação com Deus Pai, pela fé de Cristo Jesus e não nas meras leis religiosas e morais.
[1] 1 Coríntios 6:9-10 “Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus. 11Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus. ” Entre 55 a 57/ o Apóstolo Paulo d.C. responde a 10 questões enviadas pelos cristãos na cidade de Corinto: espírito sectário, incesto, processos, fornicação, casamento e divórcio, ingestão de alimentos oferecidos a ídolos, uso do véu, a Ceia do Senhor, dons espirituais e a ressurreição do corpo.
Podcast: Play in new window | Download