PARA TER UM CORAÇÃO BRILHANTE!

PARA TER UM CORAÇÃO BRILHANTE!
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
  • Dia do Religioso
  • Dia Mundial do Folclore
  • Dia do Supervisor Educacional

Você já ouviu ou fez a Oração do Pai Nosso? Você notou como Jesus ensinou seus discípulos a colocar a questão da tentação e do mal na sua vida?

Na Oração do Pai Nosso essa questão está mencionada assim:[1]: “não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal”.

É necessário você ter bem claro para si que a tentação não é o mesmo que pecar. Você  pode sofrer a tentação e não pecar. Jesus em tudo foi tentado, mas não pecou.[2] Não deixa de ser interessante o complemento do pedido, que pode ser:  “mas livra-nos daquele que é mau, ou daquilo que é mau”.

Na verdade sofremos três tipos diferentes de tentação. A que nos vem de nossa própria natureza pecaminosa[3] e nos acompanha a cada instante até nosso último dia. A que nos vem do mundo que nos rodeia, atinge a todos os nossos sentidos e sempre interage com nossa própria natureza pecaminosa[4]. E, finalmente pelo inimigo de nossas almas, que, contrariamente ao que muitos pensam não é a origem de todas elas, e, talvez, seja quem menos nos tente.[5]

O pedido é claro: não nos deixe cair quando formos tentados. Sempre seremos tentados, mas do mesmo modo que, do Pai, recebemos o pão e o perdão, receberemos a proteção. Reconhecer a verdadeira tentação que quer desviar e afastar o seu coração do coração de Deus Pai.

Ao orarmos o “Pai Nosso”, estamos, em última palavra, nos humilhando perante Deus, pois nos confessamos incapazes de obter o pão, precisamos de perdão e não temos forças para escapar das tentações. Esta consciência desta filiação divina, por escolha, nos dá uma coração que brilha na presença de Deus, em meio ás nossa  imperfeições. É essa relação afetiva com o Pai do Céu que nos torna como uma luz onde há ignorância de Deus e sal onde a degeneração quer se instalar.

  • Resposta á pergunta: Comovocê aborda suas tentações e o mal nas suas orações?
  • Exercício para a vida: Admita sua vulnerabilidade a  tentação, então reconheça o socorro divino ao passar por essa prova.

[1] Oração do Pai Nosso Mateus 6:9-15. Os discípulos  de Jesus notando o modo íntimo como ele falava com Deus pediram-lhe que os ensinasse a orar daquela maneira. Mateus foi o primeiro Evangelho a ser escrito por volta de 60-65 d.C. com o objetivo de mostrar que Ele é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.

[2] Hebreus 4:15 “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.”

[3] Tiago 1: 4 “Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. “Apóstolo, provavelmente irmão de Jesus foi escolhido como moderador da igreja de Jerusalém após Pentecostes fala com autoridade e sem presunção nos  108 versículos com 54 mandamentos.

[4] Lucas 21:34 “Velai sobre vós mesmos, para que os vossos corações não se tornem pesados com o excesso do comer, com a embriaguez e com as preocupações da vida; para que aquele dia não vos apanhe de improviso.”Registra ao Oração do Pai nosso no capitulo 11:2-4

[5] Lucas 4:1-13 Jesus é tentado nas necessidades básicas do ser humano.

22082020-PARA-TER-UM-CORACAO-BRILHANTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?