A LEI DA SEMEADURA OU DO RETORNO?
- Dia Do Agricultor
Você já ouviu falar da “lei da semeadura”? Como você acredita que essa lei atua? A lei da semeadura é uma regra geral mas nem sempre funciona exatamente como se espera. Se você já parou para pensar nessa vida, percebeu que fazer o bem nem sempre traz recompensa e fazer o mal nem sempre traz castigo.[1] Muita gente sofre por amor a Cristo a ponto de obedecê-lO e muita gente ruim vive com riquezas e conforto por causa de sua maldade. Os generosos nem sempre enriquecem e os ladrões nem sempre são apanhados.
No entanto há também uma conhecida “lei do retorno”. Você já ouviu falar? A Lei do retorno consiste na crença de que cada ação que você faz gera uma reviravolta para você. A crença é que existe um mecanismo compensatório para equilibrar nossas ações em sociedade e no universo. Se somos pessoas boas, teremos coisas boas, mas o contrário também é válido.
A narrati va cristã tem o registro da seguinte promessa: ‘7Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear isso também colherá.8Quem semeia para a sua carne da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito do Espírito colherá a vida eterna.”[2] E agora? Será que a aplicação é a mesma? O texto está dentro da carta escrita aos cristãos gregos da cidade na Galácia na região norte da Ásia menor. Uma comunidade que impunha aos cristãos não-judeus a obrigação de seguir as leis judaicas além da fé em Crisso Jesus. Atualmente algumas comunidades alegam que quanto mais alguém doa para a comunidade mais recebe de Deus.
A advertência é séria: Não se deixe enganar. Deus não se deixa zombar. Quem faz o bem apenas para satisfação pessoal colherá desilusão. Agora, aquele que faz o bem como expressão do seu amor a Deus Pai, colherá vida eterna, isto é recompensa em intimidade com o Deus e Pai de Cristo Jesus.[3] Verifique se suas boas obras estão baseadas n o Lei do Retorno ou na Lei do Espirito da Vida de comunhão com Deus pela fé de Cristo Jesus. Não se deixe enganar.
• Essa mensagem responde à pergunta: Quais as implicações da Lei do Retorno e da Lei da Semeadura?
• Aplicação para sua vida: Lembre-se de que a base de suas boas ações é expressão do seu amor a Cristo Jesus. Gratidão não é pagamento!
[1] Salmo 73 Neste Salmo o compositor Asafe menciona a realidade que presenciou e a crise pela qual passou e como entendeu a situação. O livro de Salmos é composto de cento e cinquenta cânticos, orações e poemas compostos por Davi Moisés e muitos outros profetas a mais de 200 anos a.C
[2] Gálatas 6:7,8 Instruções do apóstolo Paulo aos cristãos da Galácia que desejavam buscar o favor de Deus retornando aos costumes judaicos, escrito entre 48-58 d.C.
[3] João 17:3 “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” Este evangelho escrito entre 80-90 d.C. pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus.
28072020-LEIA-DA-SEMEADURA-OU-LEI-DO-RETORNOPodcast: Play in new window | Download