O DESAFIO AO SER CORRIGIDO

O DESAFIO AO SER CORRIGIDO
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
  • Chegada Do Homem A Lua
  • Dia Do Amigo E Internacional Da Amizade 

Qual é sua primeira reação quando alguém aponta seu erro? Vou repetir: como você reage quando alguém chama sua atenção para o um erro que você cometeu?  Você ouve, em silêncio, ou procura explicar as razões que cercam aquela sua atitude?

Este é um dos problemas de cada ser humano, desde criança. Quem há que escape dessa situação? Tudo parece bem enquanto o erro está escondido. Não há correção e por isso o erro continua crescendo. No entanto quanto o que você escondeu é descoberto quais sentimentos e pensamentos surgem em você?

Primeiramente vem a humilhação de ter seu erro exposto, revelado.[1] Ele mancha a reputação que você tanto esforçou para manter. Depois é comum negar.[2] Quando você nega você continua escondendo. Você pode até sentir algum arrependimento, mas lamenta na verdade o fato de seu erro ter sido descoberto.  Ai busca-se outra tentativa querendo saber quem falou? Percebeu? O foco ainda não está no erro, mas como a verdade apareceu. Cada um desses esforços serve para disfarçar, negar a mentira descoberta.

A narrativa bíblica conta de marido culpando esposa, esposa culpando a criação, irmão escondendo o assassinato do irmão. No entanto Deus Pai,  a cada situação, abriu uma porta de reconciliação consigo para aqueles que confessam voluntariamente o erro e buscam correção juntos segundo o conselho divino[3]. Esse é o princípio divino para pecadores. O primeiro passo é confessar. “…aquele que confessa o erro e o abandona, porque decidiu aprender a andar na justiça, é encontrado pelo perdão divino. Aquele que continua encobrindo nunca, nunca prosperará.”

Quando você  se ver mentindo, escondendo, não apenas erros, mas temores, culpas lembre-se que pode aproximar-se de deus pai , pela confiança em cristo jesus para confessar. A narrativa cristã testemunha que todo ser humano é mentiroso e é carente da bondade e misericórdia divina.[4] E quem se abre para a correção a ponto de confiar em Cristo Jesus tem a segurança de que conta com a companhia divina.[5] Será que isso para você é justiça divina? Serve para sua situação? Esse é o evangelho de cristo jesus. Você precisa conhece-lo, você precisa vive-lo.

  • Essa mensagem responde à pergunta: Quais desafios você encontra quando é corrigido em seus erros?
  • Aplicação para sua vida: Comece  reconhecendo seu pecado diante de Cristo até apresenta-los ao próximo.

[1] Gênesis 3:7,8 “Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.

[2] Gênesis 3:11,12 “A mulher que tu me destes E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi.

[3] Provérbios 28:13  “Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia.

[4] Romanos 3:23-24 “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.”

[5] 1 João 1:8-10 “Se declaramos que não temos pecado algum enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar todos os pecados e nos purificar de qualquer injustiça. Se afirmarmos que não temos cometido pecado, nós o fazemos mentiroso, e sua Palavra não está em nós”

20072020-reprimendas-técnica-disciplina-positiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?