EXAGERO TAMBÉM É MENTIRA

EXAGERO TAMBÉM É MENTIRA
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo
  • Dia Nacional do Fiscal Federal Agropecuário
  • Dia Mundial da Social Media

Para chamar atenção para si, você já se surpreendeu exagerando ao contar o que viu ou o que sabe? Eu considerava essa atitude apenas um enriquecimento de narrativa até que alguém me alertou dizendo: “exagerar também é mentir”. Exagerar, acrescentar detalhes com sua imaginação, interpretações particulares, certamente alteram o sentido, a realidade, os fatos. Sem dúvida fica muito mais interessante, chama mais atenção dos ouvintes. Dão a quem conta certa fama, desperta até simpatia. No entanto quando se relata a verdade é preciso atenção, cuidado.

E você, já prestou atenção ao seu modo de relatar o que viu, ou o que fez? Relatar o que outra pessoa fez? Você precisa ter em mente que como pessoa, a mensagem que você transmite, é levada a sério por muitas pessoas a sua volta. Até mesmo por Deus Pai. Você talvez não se dê toda importância, mas tem mais influência do que imagina. Então precisa decidir se poderá ser confiável ou não. Sua narrativa é completa, integra ou você exagera, acrescenta o que não aconteceu. Confunde o que imagina com o que viu.

Assim começou no Éden toda a tragédia da raça humana.[1] Quem conhece a narrativa cristã chega ao momento em que lê assim: “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro”.[2]  Ouviu? Se  o ser humano dará contas a Deus de toda palavra inútil, ou mentirosa que proferir, imagine omitir as revelações dadas por Deus através de Cristo Jesus?  Reavalie seus hábitos ou vício quando relata o que viu, o que presenciou. Busque estabelecer e zelar pela verdade. Não omita, não acrescente nada ao que relatar e estará zelando pela verdade como Cristo Jesus zela por ela.

  • Essa mensagem responde à pergunta: Qual é o problema de exagero ao reportar um fato?
  • Aplicação para sua vida: Você precisa cuidar da verdade ao perceber que exagera quando reportar algum fato.

[1] Gênesis 3:1-5 “E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.” Eva notou como o fato, a ordem divina, foi distorcida, foi exagerada e corrigiu, mas no momento seguinte foi enganada.

[2]  Apocalipse 22:18-19. Escrito pelo discípulo e apóstolo João, já velho e exilado por volta de 95 d.C. encoraja os cristãos perseguidos e para firmá-los na confiança de que Deus cuidará deles.  Usando símbolos e visões, o escritor ilustra o triunfo do bem sobre o mal e a criação de uma nova terra e um novo céu.

30062020-EXAGERO-TAMBÉM-É-MENTIRA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?