OS DETENTOS E A ORAÇÃO
Você já notou quais são seus conceitos a respeito de presidiários, ou detentos? Sim quando você ouve ou lê notícias de homens e mulheres que estão presos? As cenas e fotos causam diversas sensações. Alguma de segurança ao saber que criminosos estão presos. Outros de pesar ao ver seres humanos privados da liberdade por causa de seus crimes. Pelas fotos e filmes você tem alguma ideia do que se passa dentro de um presídio, de uma cela.
Então diga-me: Como é que você ora pelos detentos, pelos presidiários? Ai você me pergunta: “como posso orar por aquelas pessoas”? Deus Pai, em seus conselhos diz assim: Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo.[1]“ Tratem os que estão em prisão como se estivesse preso com eles. Cuidem das vítimas de abuso como se o que acontece com elas acontecesse a você. Quem nunca esteve preso não tem a menor ideia do que seja a prisão para si. Então Deus Pai pede que você e eu lembremos dos que estão encarcerados. Nada é dito a respeito das razões porque estão presos. Deus pede para que lembremos deles.
Os seres humanos não foram feitos para viverem presos. No entanto a realidade do crime, instalado no coração de cada ser humano, leva muitos a precisarem ficar separados do convívio social. No entanto não são esquecidos de Deus Pai. Deus pede que os que são seus lembrem-se, identifiquem-se com quem está preso como se estivesse ali com ele. O que pedir em favor deles então? Primeiro: Que o arrependimento pela escolha que fez venha de Deus e não da disciplina humana. Interceder em favor de um coração disposto a aprender a enxergar a vida de outro modo. Segundo: Que Procurem conhecer a Deus pela fé de Cristo Jesus. Que experimentem do perdão divino a ponto de perdoar os que lhe devem e estão em liberdade ou mesmo os maltrate ali no cárcere.
Corresponder-se com algum detento, mesmo em casas de recuperação. Acrescente pessoas assim na lista daqueles pelos quais ora e ajuda. Esse é pedido divino para você, para mim, para cada um que anda com Ele.[2]
- Essa mensagem responde a pergunta: Quantas o ocasiões você lembrou de orar pelos que estão na prisão, como detentos?
- Aplicação para sua vida: Quando você inclui em suas orações os tantos detentos nas prisões cuidando de apoia-los enquanto cumprem penas.
[1] Hebreus 13:3 Esta carta exorta os novos cristãos judeus a não observarem mais rituais e cerimônias tradicionais, pois, em Cristo, eles já foram cumpridos. Pouco antes do no ano 70 d.C. quando Templo em Jerusalém foi destruído pelos romanos.
[2] Mateus 25:36 “Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.” Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.
24052020-OS-DETENTOS-E-A-ORAÇÃOPodcast: Play in new window | Download