JÓ, OS JOVENS E… VOCÊ!

JÓ,  OS JOVENS E… VOCÊ!
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.

Como é fácil criticar os jovens de hoje, não é? –“Os jovens de hoje não são como os jovens de antigamente. Antigamente os jovens com dezoito anos já tinham mais conquistas que os jovens de hoje.” Os comentários e comparações se multiplicam. O que é que você pensa dessa atitude?

É impossível ignorar as diferenças entre gerações. As condições sociais, políticas, econômicas e educativas, tecnológicas, são diferentes. Não há como negar que vivemos um tempo com desafios bem diferentes de antigamente. Agora essa crítica e generalização sobre os jovens é um erro. Em cada geração há os que parecem viver á margem da realidade. É assim, e sempre será. Há, no entanto, os que se aplicam, se sobressaem nos diversos ramos da ciência, do conhecimento.

Quando você conhece a narrativa de Deus Pai com aquele Jó que sofreu muito, faz maravilhosa descoberta: o mais jovem também na vida do amigo.[1] A conversa tomou o rumo de acusações dos amigos sobre Jó. Certamente ele merecia tudo aquilo por algo que tinha feito. Jó alegava inocência. Depois de falarem apresentou-se um quarto amigo, o mais jovem. Esse trouxe real consolo pois defendeu a Deus sem acusar Jó. E a seguir Deus deu o veredito final. Tire tempo para conhecer como Deus revelou-se nessa narrativa sagrada. Até mesmo o apóstolo Paulo delega ao jovem discípulo Timóteo a direção de uma igreja cristã.[2]

Para mim foi uma lição importante: não desprezar a sabedoria dos mais jovens, mesmo em relação a Deus. Não se feche para opiniões, mas procure discernir onde o Senhor se manifesta. Atenção com seus preconceitos. Medite no que ouve de seus amigos jovens e os de sua geração. Não se surpreenda quando perceber de algum jovem algo que traga consolo real, consolo divino ao seu coração.

  • Essa mensagem responde a pergunta: Por que ouvir os mais jovens com mais atenção?
  • Aplicação para sua vida: Revise seus conceitos a respeito dos mais jovens, eles também podem ser canais de orientação para a vida hoje. Nosso Deus também pode usa-los.

[1] Jó capítulos 32-37 Longo discurso de Eliú antes de Deus, finalmente falar com Jó. Autor desconhecido. Neste livro há a história de um homem chamado Jó e a resposta á pergunta: “Qual o significado da fé? A principal estimativa é de que foi escrito nos tempos patriarcais, isto é, século a.C. 

[2] Atos 16:1,2 E chegou a Derbe e Listra. E eis que estava ali um certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia que era crente, mas de pai grego; Do qual davam bom testemunho os irmãos que estavam em Listra e em Icônio.” Atos é uma sequência da vida de Cristo nos Evangelhos, registrando a disseminação da cristandade de Jerusalém a Roma escrito por Lucas cerca de  62 dC

23052020-JÓ-OS-JOVENS-E…-VOCÊ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?