HA JUSTIÇA NA DESIGUALDADE?

HA JUSTIÇA NA DESIGUALDADE?
Ouça essa mensagem aqui. Acesse o texto para ler as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.

• Dia Internacional do Jovem Trabalhador

Você já notou como somos diferentes? Quando andar pela rua observe cada pessoa que vem em sua direção. Cada uma tem características físicas bem diferentes das usas ainda que seja um ser humano, como você. Será injustiça você ter características que outros seres humanos não têm. Você ter capacidades, facilidade para certas tarefas que outros não tem? É claro que você também não tem características e habilidades que outros não tem.

Então acontece um fenômeno estranho: Essas diferenças levam você a reagir de duas maneiras básicas: ou considera-se inferior a todos os outros seres humanos ou considera-se melhor do que os outros. Ou você é a pobre pessoa que tem direito a exigir qualquer privilégio, mesmo sem trabalhar por isso e os outros lhe são superiores. Sem dúvida você tem, sob esse ponto de vista, todas as razões para duvidar do amor de Deus Pai Criador. A ponto até de dizer que Ele não existe. Ou então você está no outro extremo. Considera-se merecedor de todos os privilégios que a vida pode proporcionar porque você é melhor que a maioria. Eles são os “otários de plantão” e você, aquele que deve reinar sobre eles e por eles.

A revelação divina é bem expressa em uma parábola que Jesus apresentou: Um homem   saiu em viagem e entregou a cada um de seu empregado uma quantia para administrar. O primeiro recebeu por volta de 1 milhão e meio de reais, ao segundo por volta de seiscentos mil reais e a outro, trezentos mil reais. Depois de muito tempo o senhor daqueles servos voltou e acertou contas com eles.  O que tinha recebido um milhão e meio apresentou o resultado de investimentos no valor de quinze milhões. O que havia recebido seiscentos apresentou o investimento em um milhão e duzentos. O que recebeu trezentos mil devolveu o valor com um argumento.[1]Leia a respeito na bíblia![2]

Cada empregado recebeu segundo sua capacidade de administrar. Por ai você nota um aspecto da justiça social. Considere hoje  esse aspecto. Há um outro que veremos amanhã.

•          Esta mensagem responde á pergunta: A desigualdade entre os seres humanos é expressão da injustiça divina?

•          Tarefa para hoje: Você pode explorar cada aspecto do seu potencial e deixar-se enriquecer onde precisa da ajuda de outros.


[1] Mateus 24:15-30 Leia toda a parábola. Os fundadores da Igreja declaram que o Evangelho de Marcos foi escrito depois da morte de Pedro, que aconteceu durante as perseguições do Imperador Nero. A maior parte das evidências sustenta uma data entre 65 e 70 dC.

[2] 1 Coríntios 12:12-31 Leia com calma todo o trecho e verifique como as diferenças também nos talentos espirituais são complementares e não classes de mero serviço. Entre 55 a 57 o Apóstolo Paulo  d.C.  responde a 10 questões enviadas pelos cristãos na cidade de Corinto: espírito sectário, incesto, processos, fornicação, casamento e divórcio, ingestão de alimentos oferecidos a ídolos, uso do véu, a Ceia do Senhor, dons espirituais e a ressurreição do corpo.

24042020-HA-JUSTIÇA-NA-DESIGUALDADE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?