UMA PESTE, UMA LIBERTAÇÃO

UMA  PESTE, UMA  LIBERTAÇÃO
Se preferir ouça a mensagem e depois confira com o texto. Ali você encontra anotações de rodapé para melhor compreensão das citações bíblicas e outras referências..
  • Dia da Parteira

• Dia do Médico Obstetra

Um vírus varreu todo o pais. O grupo de risco dessa epidemia no Egito eram os filhos mais velhos, os primogênitos, de toda e qualquer classe social, de seres humanos e até de animais. No entanto a vacina foi dada ao povo. Todo aquele que tivesse os batentes de sua porta marcada, pelo lado de fora, com sangue de um cordeiro sem defeito e estivesse dentro de casa, escaparia ileso.[1] Em uma única noite, em uma única noite a morte varreu a terra do Egito. A vida foi a “parteira” de uma nova existência para quem creu na vacina divina.

Aquela epidemia, bem como a saída do povo oprimido na manhã seguinte tornou-se célebre, celebrada como ação divina sobre dois povos. Um povo liberto pelo Deus que se revelava desde seus patriarcas, encarados por muitos como lenda, mito, depois de viverem quatrocentos e poucos anos no Egito. Aquela foi a primeira páscoa. Sem coelho, sem ovos de Páscoa. Apenas um cordeiro sem defeito.

Jesus foi executado na comemoração mesma data.[2] Seu sangue, sangue do unigênito filho do Criador, livrou da escravidão cada um dos que deixaram a submissão a morte, do medo, da culpa, dos oprimidos pela rebelião contra Deus. Sim, rebelar-se contra o amor e justiça divino é morte. Mas quando Cristo Jesus ressuscitou, derrotou primeiramente as faknews a respeito do criador. A verdadeira libertação não aconteceu com a opressão sobre os vencidos. A verdadeira libertação dos filhos de Deus abriu a porta para o convite maravilhoso do evangelho.

Isso não é tudo. Daqui 50 dias celebraremos a ação definitiva para essa libertação eterna, santa e divina em justiça e amor se complete: o Pentecostes! O calendário judaico foi resinificado com Cristo Jesus, mas o caráter divino permanece o mesmo. Você precisa conhecer, compreender a revelação cristã para viver o amor divino.

•          Esta mensagem responde á pergunta:  Já ouviu o relato da  peste que libertou um povo para a vida?

•          Tarefa para hoje: Nesse confronto com a peste e a morte você percebeu quais são suas convicções a respeito da morte para a vida cristã?


[1] Exodo 12:23-27 “Porque Yahweh passará por toda a terra para matar os egípcios; e, quando vir as marcas de sangue sobre a travessa e sobre as duas colunas laterais, Ele passará adiante dessa porta e não permitirá que o Destruidor entre em vossas casas, para vos ferir de morte. Observareis estas instruções como um decreto para vós e vossos filhos, para sempre. Quando tiverdes entrado na terra que Yahweh vos dará, como Ele prometeu, celebrareis este rito. Quando vossos filhos vos indagarem: ‘Que rito é este?’  ensinareis: ‘É o sacrifício de Pessah, Páscoa ao SENHOR, que passou sobre as casas dos filhos de Israel no Egito e poupou nossas famílias quando matou todos os primogênitos dos egípcios!” Então, o povo prostrou-se em adoração a Deus, Yahweh” O nome Êxodo significa “saída”. Este livro conta como Deus livrou os israelitas de uma vida de penúrias e escravidão no Egito. Deus fez um pacto com eles e lhes deu leis para ordenar e governar sua vida.

[2] Lucas 16:16 “ Porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus.” Escrito por Lucas, um médico por volta de  59—75 dC mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade.

Um comentário em “UMA PESTE, UMA LIBERTAÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?