QUEM É “NINGUÉM”?
- Dia do Engenheiro Metalúrgico
• Dia da Engenharia Militar
• Dia do Exército Brasileiro
Quanto você ouve alguém dizer que ;’ninguém ensina ninguém” parece tornar o ser humano autônomo, independente de quem quer que seja. Ahh, se isso fosse verdade! A família não seria necessária. Nem hospital ou escolas. Cada ser humano nasceria apenas com instintos como alguns seres vivos que nascem alimentam-se sozinhos nos primeiros momentos de vida. Isso é uma verdade para todos os seres vivos? O ser humano tem uma qualidade básica: precisa aprender pois nem tudo é mero instinto. Precisa que outro lhe ensine seu instinto é aprender pela imitação, mas precisa aprender.
Quando você ouve alguém dizer que “ninguém salva ninguém” fica com a impressão que você está por sua conta. Se você não se mexer, se você não procurar você morre. Ninguém dá a mínima para você. É verdade? O que é o amor humano? O amor de mãe? De pai? Apenas condicionamentos de classes sociais? O amor é a ação do amoroso que cuida, do amigo que alimenta, do corajoso que protege, do que ensina a viver melhor identificando recursos e perigos.
Claro que qualquer ser humano pode desejar não aprender. Recusar-se a se ajustar a um mundo onde o injusto convive com quem prática a justiça, o justo. O odioso recebe tanto sol quanto o amoroso.[1] O poderoso precisa da mesma água que o fraco. Se alguém diz que ninguém ensina ninguém o que quer dizer com isso? Está por acaso ensinando alguém que não há qualquer pessoa ensinando? E o que são essas palavras? O que é esse ensino? Contradição pura.
Não de deixe enganar. Qualquer ser humano normal recebe diferentes capacidades de aprender. Os seres humanos carecem, nos mais diversos momentos e situações da vida alguém que o socorra, o ajude a levantar a recuperar a própria capacidade de agir corajosamente. Diante disso Jesus Cristo atestou essa realidade quando disse; Recebi toda autoridade nos céus e na terra. “Ide, portanto, fazendo discípulos de todas as nações ensinando-os a praticar tudo o que vos ensinei.”[2] O ensino de Jesus é viver o que ensina. Sem isso tudo SE RESUME a meras palavras enganosas, sem vida, com recado apenas de morte.
- Esta mensagem responde á pergunta: Como soa ao seu coração ao pensamento de que “ninguém ensina ninguém”, que ninguém salva ninguém?
- Tarefa para hoje: Você precisa perceber que certas frases e pensamentos parecem libertadores, mas na realidade são mortais para a humanização de qualquer pessoa.
[1] Mateus 5:44,45 “Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.” Os fundadores da Igreja declaram que o Evangelho de Marcos foi escrito depois da morte de Pedro, que aconteceu durante as perseguições do Imperador Nero. A maior parte das evidências sustenta uma data entre 65 e 70 dC.
[2] Mateus 28:18-20 “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
Faça o download da Mensagem aqui
Podcast: Play in new window | Download
Estamos em constante aprendizado. Muito bom.
Pois é Julio e Luana,
O desafio é fazer agora é trazer para a própria vivência. Assim de fato conheceremos a experiência em si.