EXPECTATIVA E FRUSTRAÇÃO SAUDÁVEL
- Dia Mundial do Circo
- Dia Mundial do Teatro
- Dia do Artista Circense
Você já saiu de um circo satisfeito com o espetáculo? Quando saiu de algum teatro estava mastigando uma frustração? Claro que você esperava algo que não recebeu. Como encarar esse estado de ânimo, esse estado mental? Quem não se sente enganado, roubado, frustrado quando recebe menos do que esperava?
Qual é o remédio que andam receitando por ai? Não alimente, não crie expectativa. Esse conselho é completamente inútil. As expectativas precisam ser construídas na realidade. Se você vai a um circo precisa ler o programa, informar-se dos itens do espetáculo e do grau de profissionalismo dos que atuam. Hoje com circos tão sofisticados e até sem animais você se habitua a ter na sua mente um conceito do que seja um circo. Então precisa verificar se o circo para onde vai tem semelhança com o circo que você conhece e gosta.
A frustração, a decepção é a consequência lógica de você construir sua expectativa sobre seus próprios conceitos e experiências ao invés de avaliar a peça de teatro que vai assistir. Sua última boa experiência com teatro foi muito específica. O autor da peça, os atores, o próprio teatro, o público, o dia, o horário, o preço são elementos que precisam ser avaliados. Você precisa abrir-se para novas experiências, novas impressões. Diferentes sim, novas sim, sem a satisfação garantida como da última peça.
A verdade e a realidade são fontes de vivências que revelam você, suas capacidades e limitações. A verdade não mostra apenas os aspectos positivos, mas também os aspectos que nos desafiam a novas experiências. Agora não adianta participar de um evento que vai na contramão de seus valores, de suas expectativas desejando sair de lá com grande alegria. Isso, me perdoe dizer: é atitude típica da insanidade. Certamente esse não é o seu caso, certo?
A verdade e a realidade revelada por Cristo Jesus[1] traz uma compreensão da vida humana como ela é e como precisa ser vivida para ser profunda, real e não uma fuga da realidade como se dormisse para fugir da verdade e da realidade. Vivendo com Deus as expectativas e frustrações se tornam saudáveis.
- Esta mensagem responde á pergunta: Qual deve ser a diferença experimentada ao se sair de um circo e de um culto ao Senhor Deus?
- Aplicação para a sua vida: Quando você sair de um culto sentindo falta da comunhão com Deus Pai, ainda tem a oportunidade de restabelecer sua comunhão com Ele.
[1] João 14:6 “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” Este evangelho escrito entre 80-90 dC pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus.
Faça o download da Mensagem aqui
Podcast: Play in new window | Download
A palavra do Senhor nunca volta vazia, dessa forma, mesmo tendo a impressão de em algumas vezes não termos o impacto imediato da palavra, em algum momento ela vai nos trazer algo. O importante é sabermos que o Senhor SEMPRE tem algo a nos ensinar!! Obrigada pela mensagem!!