QUARESMA, TEMPO DIFERENTE!

QUARESMA, TEMPO DIFERENTE!

QUARESMA, TEMPO DIFERENTE!

Conheci a árvore Quaresmeira quando a vi cheia de flores, junto a uma casa numa fazenda. Ela floresce nesse período que antecede a Páscoa, no período da quaresma. Você já a viu no seu bairro ou na sua cidade?

A palavra Quaresma vem do latim quadragésima. Designa o período de quarenta dias que antecedem a festa mais significativa da fé cristã: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa.

Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum e por volta  do ano 350 d. C. a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.

No número quarenta foi a duração dos dias do dilúvio, dos quarenta anos da peregrinação do povo judeu pelo deserto[1], dos quarenta dias de Moisés[2] e de Elias na montanha[3], dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública.[4] Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.

Certa vez pedi um prazo de quarenta dias para dar uma resposta a um convite. Estava profundamente amargurado com o serviço prestado a Deus, em nome de Cristo Jesus. Pedi a Deus que durante este tempo limpasse o meu coração do ressentimento específico  as pessoas envolvidas.  Durante aqueles dias, nada fiz por merecer aquela mudança  no meu íntimo, foi pura expressão da graça divina. Lá pelo trigésimo oitavo dia acordei com o céu limpo,  sem qualquer nuvem, ensolarado. Assim estava o meu coração naquela manhã, livre das nuvens de amargura e ressentimento. Então respondi positivamente ao convite feito. 

Este  tempo da quaresma é oportuno para você também  pedir a Deus que lhe mostre a realidade do perdão e amor divinos. A morte e ressurreição de Cristo Jesus é a base  para sua reconciliação com Deus Pai. Você quer?

•          Esta mensagem responde á pergunta: O que é a Quaresma?

•          Aplicação para a sua vida: Experimente tirar um tempo desse para conhecer melhor o que Cristo  Jesus tem poder para operar no seu relacionamento com Deus Pai.


[1] Êxodo 16:35 “E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã.“ O nome Êxodo significa “saída”. Este livro conta como Deus livrou os israelitas de uma vida de penúrias e escravidão no Egito. Deus fez um pacto com eles e lhes deu leis para ordenar e governar sua vida.

[2] Êxodo 24:18 “E Moisés entrou no meio da nuvem, depois que subiu ao monte; e Moisés esteve no monte quarenta dias e quarenta noites.“ Ibidem

[3] 1 Reis 19:8 “Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.“ Este livro inicia com o reinado de Salomão em Israel. Depois de sua morte, o reino se dividiu em conseqüência da guerra civil entre o Norte e o Sul, resultando no surgimento de duas nações: Israel no Norte e Judá no Sul.

[4] Lucas 4:1,2 “E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto;

E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome.

Faça o download da Mensagem aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?