COMO VOCÊ DANÇA COM A SOLIDARIEDADE
- Dia Mundial do Mágico
- Dia Internacional da Solidariedade
Quando foi que você ajudou alguém solidariamente? Essa ação expressa o seu pensamento que alguém, tão humano como você não pode viver sem a dignidade própria de um ser humano. O solidário não tem apenas um sentimento de querer ser útil ou ajudar alguém pobre para se sentir melhor. Trata-se de alguém que lida com um valor com maior profundidade. A solidariedade é a qualidade que move o ser humano a promover, de forma que entende, ações que restaure a dignidade do ser humano, do próximo em questão.
Ao agir com movida pela solidariedade a ação que envolve a atitude humana e social que alcança o outro com vontade e determinação libertadora . A solidariedade é o valor que pode ser definido como a tomada de consciência das necessidades do outro, quase que desconhecido, com o desejo de contribuir e colaborar para a satisfação de algumas de suas necessidades. Trata-se de um valor que se deve incentivar tanto na família como na escola, assim como em outros âmbitos da vida.
Não venha dizer que o amor faz o bem sem esperar recompensa. Isso não é verdade. Até mesmo o amor descrito na bíblia, como sendo o amor divino, “…tudo espera…[1] Deus faz o bem esperando para que o ser humano seja restaurado á comunhão com Ele. No entanto o amor não exige. O amor então somente espera, deseja, e torce, mas não exige como direito o reconhecimento, a mudança.
Nesse tempo de tantas enchentes, perdas materiais, afetivas, os serviços voluntários reúnem pessoas solidárias para atender os flagelados. Não consiste apenas em dar as roupas e materiais que não lhe servem mais. Não! É comprado material novo com dinheiro do próprio bolso e depois ainda dá o tempo e forças para ir até o local e entregar pessoalmente. O solidário participa presencialmente da ajuda, do socorro.
Ao ensinar a respeito do amor ao próximo Jesus ilustrou com o socorro que um samaritano deu a um judeu ferido por assaltantes.[2] O socorrista não só socorreu, mas pagou o tratamento. A espiritualidade cristã tem a solidariedade como um valor não apenas fraterno, mas humanitário. Verifique onde estão suas expressões solidárias e depois me conte.
- Esta mensagem responde á pergunta: Em que consiste a solidariedade?
- Tarefa para hoje: Como você avalia sua capacidade de solidarizar-se com alguém com quem não convive?
[1] 1 Coríntios 13:7 “Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” Entre 55 a 57/ o Apóstolo Paulo dC responde a 10 questões enviadas pelos cristãos na cidade de Corinto: espírito sectário, incesto, processos, fornicação, casamento e divórcio, ingestão de alimentos oferecidos a ídolos, uso do véu, a Ceia do Senhor, dons espirituais e a ressurreição do corpo.
[2] Lucas 10:25-37 Leia todo o trecho Escrito por Lucas, um médico por volta de 59—75 dC mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade.
Faça o download da Mensagem aqui
Podcast: Play in new window | Download