ENCARE SUA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
- Dia Mundial da Religião
- Dia Nacional de Combate á Intolerância Religiosa
Você já percebeu sua intolerância a certas religiões? Esta é uma questão muito delicada e por isso você precisa tratar com atenção. Seja qual for a sua religião, ou mesmo se não tem exige que você reconheça que a crença em Deus, deuses ou em deus algum está nas bases dos valores morais, éticos de uma pessoa e não apenas nas suas doutrinas, rituais e cultos. Mesmo quando alguém se diz praticante de uma religião é preciso perceber qual é a sua religião, na sua vida prática.
Então quando você convive com alguém precisa tomar decisões que viabilizem o relacionamento com ela e dela com você. Quando pessoas com valores e referências morais, espirituais se relacionam certamente os choques serão inevitáveis. Sua personalidade também é um fator de peso no seu modo de relacionar com outras personalidades. A convivência no trabalho, na família, na sociedade sofre abalos de diversas naturezas. Como qualquer negociador de reféns você precisa identificar as referências éticas, morais e religiões de quem convive com você.
A intolerância religiosa não é apenas uma questão de não gostar da religião do outro. Os preconceitos se estabelecem pelo pouco conhecimento que se tem da vida e dou outro. É mais fácil partir das experiências negativas e rotular todos que não pensam, não agem e sentem como você, percebe? Por isso você precisa conhecer melhor as balizas de sua própria religião e ter noções apropriada de outras com quem convive. Quando Jesus diz para você “amar o próximo como a si” isso inclui identificar a pessoa, o ser humano e não apenas a religião, a cultura ou mesmo a personalidade. Esses universos pessoais estão bem ligados e são expressões um do outro.
Mesmo as ideologias políticas transitam do mesmo modo. Jesus mesmo esclareceu aos seus discípulos que a intolerância religiosa levariam muitos a um ponto tal de perseguição que qualquer que matar vocês, meus discípulos ainda pensará que presta um ser iço a Deus Pai. Agem assim apenas por um motivo: NÃO CONHECEM A DEUS PAI DE CRISTO JESUS. [1]
A espiritualidade cristã não ignora a intolerância religiosa[2] e por isso tem a orientação de amar até mesmo os inimigos. Você precisa viver essa realidade com entendimento, com discernimento de Cristo Jesus.
- Esta mensagem responde á pergunta: Como encarar a intolerância religiosa?
- Tarefa para hoje: Desenvolve uma nova perspectiva da religião em que identificou sua antipatia e veja o que a espiritualidade cristã orienta.
[1] João 16:1-4 Este evangelho escrito entre 80-90 dC pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus.
[2] Lucas 90: 49– 50 “Então replicou João: “Mestre, vimos um homem expulsando demônios em teu nome e nos dispusemos a tentar impedi-lo, pois afinal, ele não caminha conosco. Jesus, entretanto, lhes advertiu: “Não o proibais! Pois quem não é contra vós outros, está a vosso favor”.
Faça o download da Mensagem aqui
Podcast: Play in new window | Download