AS FACES DO RISO!

AS FACES DO RISO!
  • Dia Internacional do Riso

Vamos lá! Anote as  situações em que você sorri? Situações com pessoas, a brincadeira de animais e seus filhotes. Procure lembrar: o que faz você sorrir?  Muitas vezes você pode rir quando está só, ao lembrar de alguma situação.  São situações muito especiais não são?

Existe, no entanto, as lembranças em que você serviu de motivo de riso para outros. Não era um riso de apreciação, mas da situação embaraçosa em que você se encontrou. Como você sentiu vergonha enquanto outros estavam rindo. Como essas situações marcam a memória humana.

Também há o riso daquele que se alegra com o sofrimento que causa nos outros. São aqueles que perderam o senso de humanidade. Um filme recente, chamado Coringa, conta a história de um homem que ria descontroladamente quando estava diante de uma situação de tensão ou de conflito. No riso dos outros ele sentia-se não amado. Esse e outros problemas deram margem a muitos mal-entendidos e o empurraram para a criminalidade. Lembrou-me de um provérbio registrado na bíblia que diz: “Até no riso o coração sente dor e o fim da alegria é tristeza.”[1]

Quando alguém se considera amada, querida por Deus e passa por situações embaraçosas e as vezes até vexatória, não só ela, mas o Deus a quem serve também está na história, na situação. No entanto quando o próprio Deus, o Deus e Pai de Cristo Jesus intervém de uma maneira tão particular, tão especial que não apenas você, mas cada um daqueles que participam da família de Deus se alegram com o que Deus realizou na sua vida. Por isso alguém que passou por esse momento disse: “Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cântico; então se dizia entre os que não conheciam a Deus: Grandes coisas fez o Senhor a estas pessoas. ”[2] Percebe? Até aqueles que se consideram ateus ou agnósticos se curvarão diante da manifestação do amor, justiça e santidade divinos. Sim, Deus age na sua vida, não porque você ou eu merecemos, mas porque Ele se dignou a agir de modo a preservar sua própria glória e soberania. E assim nos alegramos, sorrimos com Deus.

  • Esta mensagem responde á pergunta: O que o riso tem a ver com você?
  • Tarefa para hoje: Note como o riso tem uma importância na sua vida íntima e também social. Cultive bons motivos para sorrir.

[1] Provérbios 14:13 Escrito por volta do século X e século VII a.C.  aproximadamente 700 A.C .conhecido pela sabedoria que começa com Deus é a base para muitas exortações práticas das epístolas no Novo Testamento

[2] Salmos 126:2 O livro de Salmos é composto de cento e cinqüenta cânticos, orações e   poemas compostos por Davi Moisés e muitos outros profetas a mais de 200 anos a.C

Faça o download da Mensagem aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?