LINGUA NACIONAL E A LINGUA MATERNA, A DIFERENÇA!
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo.
- Dia Mundial para a Diversidade Cultural e para o Diálogo e o Desenvolvimento
- Dia da Língua Nacional
No Brasil é falado o português do nosso pais e não o português de PORTUGAL. A Língua Nacional é a língua oficialmente adotada por um país como um símbolo de sua identidade nacional, unidade e para fins de comunicação em âmbito governamental, educacional e público em geral. A língua nacional é ensinada nas escolas como a língua padrão e utilizada nos meios de comunicação de massa nacionais.
Como temos brasileiros de etnias diferentes temos também língua materna. Indígena, japonês, italiano, alemão, polonês além dos sotaques regionais. A língua maternal também pode ser chamada de língua nativa ou primeira língua. Por ela se expressa a identidade pessoal e cultural do indivíduo. É a língua em que a pessoa geralmente pensa, sente e se expressa com mais naturalidade e facilidade. É a primeira língua que uma pessoa aprende na infância, geralmente com seus pais ou cuidadores no ambiente familiar.
Jesus era judeu, nascido na região sul, mas cresceu na região norte. Falava o aramaico, o idioma que todos os judeus da região, mas também o hebraico nas sinagogas o grego e o latin idioma do império romano. Então perguntou aos líderes religiosos judeus: Por que a minha linguagem não é clara para vocês? Porque são incapazes de ouvir o que eu digo. “Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele.” [1]
Desde o pecado do Éden a raça humana é educada pelo diabo.[2] Por essa razão tem profundas dificuldades com a verdade. Somente quando há arrependimento para com Deus e a fé de Cristo Jesus o pecador tem acesso a sua língua materna divina. Somente a conversão cristã dá ao pecador a entender e ouvir a voz de Deus. Sim quem é de Deus então pode entender o que Deus diz através de pessoa e obra de Cristo Jesus.
- Essa mensagem responde à pergunta: Você já notou a diferença entre a língua materna e a língua nacional?
- Aplicação para sua vida: Adotados por Deus precisamos aprender e firmar a linguagem materna de nosso Criador e do Reino de Cristo Jesus.
[1] João 8:43-47 Leia todo o trecho, todo o capítulo para melhor compreensão. Este evangelho escrito entre 80-90 d.C. pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus.
[2] ¹”Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. Efésios 2:1-3 Carta do apóstolo Paulo escrita aos cristãos na cidade de Éfeso por volta de 62-63 d.C. enfatiza é o propósito eterno de Deus: Jesus Cristo é a cabeça da Igreja, que é formada a partir de muitas nações e raças.